Se o músculo cardíaco sofre uma lesão (como um ataque cardíaco), as enzimas e proteínas são liberadas das células danificadas e os seus níveis no sangue aumentam.
Concentrações altas dessas enzimas no sangue tendem a indicar alterações ou doenças no fígado. Presumivelmente, muitos casos são devidos a depósitos de gordura no figado, condição conhecida como esteatoses.
Ao contrário da CK-MB, a troponina I cardíaca é altamente específica para o tecido miocárdico, não é detectável no sangue de pessoas sadias, mostra um aumento proporcionalmente bem maior acima dos valores limite, nos casos de IM e pode permanecer elevada por sete a 10 dias após o episódio agudo 4,5.
Os níveis de troponina, em geral, começam a aumentar dentro de 2 a 4 horas após o início do processo de necrose miocárdica, e a maioria dos pacientes com IAM pode ser identificada dentro de 6 a 9 horas após o início da dor, sendo que os valores de troponina atingem o valor máximo após 24 a 48 horas do infarto e voltam ...
Não há exames disponíveis no Brasil que possam detectar precocemente um infarto, segundo o médico. Por isso, a melhor maneira de manter-se longe do risco é fazer exames períodicos, se tiver casos na família, e cuidar do corpo e da alimentação, indica ele.