Dativo serve para marcar o objeto indireto dentro de uma oração. ... No caso dos pronomes pessoais no objeto indireto, a língua portuguesa também faz a marcação do mesmo. Na língua alemã essa marcação ocorre tanto para os pronomes pessoais como também para os artigos definidos e indefinidos.
Os pronomes pessoais dativos são equivalente as palavras “lhe/a/o” e “me” quando usados como objetos indiretos ou depois de preposições dativas. ... Há também um pronome de segunda pessoa formal, Ihnen, que é usado como Sie do caso nominativo e acusativo para ambos o plural e singular do "tu/você".
Os casos em alemão
Caso genitivo é um caso da língua alemã usado para indicar posse de algo objeto ou característica. Muitas vezes é uma alternativa ao uso dos pronomes possessivos. Em língua portuguesa equivale normalmente à preposição “de”.
O caso genitivo (genitive case, em inglês) refere-se ao uso de –'s para indicar a relação de possessão ou de origem (inventor) entre duas coisas ou pessoas. ... O caso genitivo em inglês é utilizado para mostrar que alguém possui algo.
O Possessive Case é utilizado para demonstrar posse, ou seja, para declarar que um sujeito possui algo. Para isso, faz-se necessário o acréscimo de apóstrofo + s ('s) ao substantivo. This is Mary's book. (Este é o livro da Mary).
Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa 1 Que pode extrair, tirar ou privar de alguma coisa. 2 Gram , Ling Relativo a um dos casos da declinação latina que indica circunstância.
De maneira mais ampla, podemos dizer que o genitive case expressa uma relação de posse. Não obstante, pode ser usado também para relação familiar, indicar origem ou propósito. Para isso, deve-se colocar o apóstrofo + s + substantivo animado (possuidor) + substantivo (coisa possuída, relação familiar etc.).
f) ablativo – é um adjunto adverbial indicando tempo, lugar, modo, causa, instrumento, quase sempre regido pelas preposições 'em', 'com', 'por'. As declinações são identificadas pela desinência do genitivo singular, desta forma: a) genitivo singular em 'ae' (æ) – 1a. ... e) genitivo singular em 'ei' – 5a.
substantivo feminino Ato de declinar. Inclinação, declive. ... Cada uma das classes de palavras que se declinam da mesma forma (falando-se de línguas que têm declinação, como o latim, o grego, o alemão e outras).
O laser fracionado ablativo é muito usado na dermatologia. São micro feixes que atingem a pele como um chuveirinho. Isso faz com que algumas áreas da pele permaneçam intactas o que facilita a cicatrização (fracionado). É ablativo pois atinge tanto a derme como a epiderme (camada mais superficial da pele).
Sendo assim, os casos do substantivo na língua latina são: NOMINATIVO: é o caso do sujeito e do predicativo do sujeito. ... DATIVO: é o caso do objeto indireto. ABLATIVO: é o caso dos adjuntos adverbiais não preposicionados e do agente da passiva.”
No Latim os adjetivos concordam com o substantivo em gênero e número. A maioria dos adjetivos são declinados na primeira ou segunda declinação, em função de estarem no gênero feminino ou masculino, respectivamente; e alguns são de terceira declinação. No grau comparativo, são declinados na terceira declinação.
O latim é uma língua flexiva. No caso dos substantivos e adjetivos a flexão é denominada declinação; no caso dos verbos, conjugação. No latim clássico cada substantivo ou adjetivo pode tomar seis formas ou casos: Caso nominativo (sujeito e predicativo do sujeito);
Acusativo, ablativo, dativo, instrumental (locativo), nominativo, genitivo e vocativo - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa.
O alemão conserva três gêneros: masculino, feminino e neutro; dois números: singular e plural; e quatro casos gramaticais: nominativo, acusativo, dativo e genitivo.
O Latim tem seis casos (nominativo, vocativo, acusativo, genitivo, dativo e ablativo). Organizam-se em cinco declinações, que se distinguem pela terminação da forma de genitivo singular: 1ª: -ae, 2ª: -i, 3ª: -is, 4ª: -us e 5ª: -ei.