Algumas palavras paroxítonas perderam o acento com a nova ortografia. É o caso de alguns vocábulos que levavam o chamado acento diferencial, por exemplo. Mas, a palavra saúde leva acento sim. ... De acordo com a gramática, em palavras paroxítonas que formam um hiato com “i” ou “u”, as vogais devem ser acentuadas.
Regras de acentuação das palavras monossilábicas São acentuados graficamente os monossílabos tônicos terminados em: a, as, e, es, o, os, éu, éus, éi, éis, ói, óis. Monossílabos tônicos com acento: Terminados em -a, -as: já, há, lá, sã,... Terminados em -e, -es: dê, vê, ré, fé,...
A palavra “prejuízos” recebe acento gráfico porque todas as proparoxítonas devem ser acentuadas.
Oxítonas: Sílaba tônica se localiza na última sílaba da palavra. Paroxítonas: Sílaba tônica se localiza na penúltima sílaba da palavra. Proparoxítonas: Sílaba tônica se localiza na antepenúltima sílaba da palavra. Dessa maneira concluímos que a palavra saúde é paroxítona.
saída (sa-í-da) saúde (sa-ú-de)
Significado de Saúde substantivo feminino Estado do organismo que está em equilíbrio com o ambiente, mantendo as condições necessárias para dar continuidade à vida.
A Saúde Mental de uma pessoa está relacionada à forma como ela reage às exigências da vida e ao modo como harmoniza seus desejos, capacidades, ambições, ideias e emoções. Ter saúde mental é: Estar bem consigo mesmo e com os outros.
Algumas fases, como a entrada na escola, a adolescência, a menopausa e o envelhecimento, ou acontecimentos e dificuldades, tais como a perda de familiar próximo, o divórcio, o desemprego, a reforma e a pobreza podem ser causa de perturbações da saúde mental.
Transtornos Mentais como a ansiedade, depressão, distúrbios alimentares, dependência química, demência e esquizofrenia, podem afetar qualquer pessoa em qualquer época da sua vida. Na realidade, elas podem causar mais sofrimento e incapacidade que diversos problemas de saúde.
Estar mentalmente saudável, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) é o estado de bem-estar no qual uma pessoa consegue desempenhar suas habilidades, lidar com as inquietudes da vida, é capaz de trabalhar de forma produtiva e contribuir para a sua comunidade.
A ideia da OMS nessa data é mostrar que ter saúde vai muito além de não estar doente. Ser saudável significa ter qualidade de vida do ponto de vista físico, mental e social. A data esclarece à população sobre o que há de mais importante neste assunto, como prevenção, tratamento e a promoção da saúde no mundo.
O aumento da aptidão física pode prevenir doenças, como problemas cardíacos, obesidade, diabetes e câncer, além de melhorar o humor e a autoestima e diminuir a chance de desenvolver transtornos psiquiátricos, como depressão e ansiedade.
A pessoa fica mais quieta, evita contato social, pode se tornar mais agressiva e menos tolerante. Os locais de trabalho que promovem a saúde mental e apoiam pessoas com transtornos mentais são mais propensos a reduzir o absenteísmo, aumentar a produtividade e se beneficiar de ganhos econômicos associados.
A saúde mental no trabalho A Saúde Mental é definida pela OMS como “um estado de bem-estar em que o indivíduo está ciente de suas próprias habilidades, pode enfrentar as tensões normais da vida, pode trabalhar de forma produtiva e frutífera e é capaz de contribuir com a sua comunidade”.
A saúde ocupacional é uma importante estratégia não somente para garantir a saúde dos trabalhadores, mas também para contribuir positivamente para a produtividade, qualidade dos produtos, motivação e satisfação do trabalho e, portanto, para a melhoria geral na qualidade de vida dos indivíduos e da sociedade como um ...
6 dicas para promover ações voltadas para a saúde mental no trabalho
A saúde mental está relacionada com o bem-estar consigo e com os outros, sabendo lidar com as emoções e com as adversidades da vida. É errado, portanto, considerar que existe saúde mental apenas quando há ausência de doenças psiquiátricas.
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) colocam o país na primeira posição em prevalência de ansiedade, com mais de 18 milhões de pessoas sofrendo do problema. Isso equivale a 9,3% da população brasileira. Os números são alarmantes, e tudo indica que no ano de 2020 esses índices tiveram um aumento significativo.
Entre os transtornos mentais, estão a depressão, o transtorno afetivo bipolar, a esquizofrenia e outras psicoses, demência, deficiência intelectual e transtornos de desenvolvimento, incluindo o autismo. Existem estratégias eficazes para a prevenção de transtornos mentais como a depressão.
Objetivo do programa Saúde do Trabalhador é prevenir e diminuir riscos e doenças relacionadas ao ambiente de trabalho, através de medidas como fiscalização e promoção de eventos técnicos.
Promover saúde na empresa: 8 ações simples para colocar em prática
No Brasil, o início da identificação e do registro documental de problemas relacionados à saúde do trabalhador data do século XIX,33 mas a incorporação desta temática a investigações de caráter científico ocorreu somente mais tarde, nas escolas médicas.