Os traços-chave que os sociopatas e os psicopatas têm em comum incluem:
Psicopatas são mais frios e calculistas, enquanto os sociopatas tendem a agir de forma mais impulsiva e irresponsável. Psicopatas tendem a ser manipuladores e mentirosos natos. Por isso, aparentam ter uma vida normal e relações sociais saudáveis.
É um transtorno em que existe um padrão de desprezo e violação dos direitos dos outros. O nome técnico é transtorno de personalidade antissocial (TPA), mas o termo “psicopatia” é usado há muito tempo.
Não sentem nenhuma empatia. Demandam muita atenção. Nunca estão satisfeitas com nada, querendo sempre mais. Como são indivíduos bastante difíceis de lidar, a convivência com um narcisista costuma ser exaustiva, especialmente para aqueles que tem problemas de autoestima ou que são dependentes emocionais.
Só por aí, a pessoa já descobriu a fraqueza do narcisista. Mas, por qual razão faço tais afirmações? Um narcisista, ao contrário do que se pensa, possui um ego muito, muito, muito fraco. São vazios e preenchem o seu profundo nada com a destruição de suas vítimas, enquanto idealizam um Falso Eu.
O que confunde uma narcisista é a vítima conseguir se reestruturar com certa facilidade após a fatídica passagem deles. Não devemos permitir que um ser que só pensa no próprio ego tenha acesso às nossas emoções, acesso à nossa vida e muito menos acesso ao que planejamos do futuro.
Eles podem tentar sabotar você, colocar os outros contra você, persuadi-lo, intimidá-lo ou assediá-lo, e fazer muitas outras coisas que os narcisistas fazem quando você se sente ameaçado. Pessoas altamente narcisistas odeiam ver os outros felizes. É porque eles mesmos são incapazes de sentir felicidade genuína.
Como um narcisista se sente quando é rejeitado por alguém? - Quora. Ele não sente nada , pois é incapaz de sentir afeto , o verdadeiro perverso não o vê como humano , apenas um objeto . Ele sabe que será rejeitado uma hora ou outra . ... Por exemplo : gratidão , eles sabem o que é , mas não consegue sentir .
Quando um narcisista decide terminar sofre muito pouco com isso e não pensa nos sentimentos do outro. Muitas vezes pode terminar por mensagem ou apenas sumir. Se é você quem termina, estará magoando o grande ego deles. Pode ser que se vinguem ou atrapalhem sua relação com outra pessoa.
Converse com a pessoa e abra o jogo. Não permita que ela o trate como bem entender. Procure sempre incentivar o narcisista a ser uma pessoa melhor, a pensar mais no outro, na dor do próximo. Alguém nessa condição precisa realmente se amar de verdade, confiar em si mesmo, resolver suas inseguranças e traumas do passado.
As pessoas com transtorno de personalidade narcisista são caraterizadas por grandiosidade persistente, necessidade excessiva de admiração, e um desdém e falta de empatia para com outros. Esses indivíduos, geralmente, apresentam arrogância, um sentimento de superioridade, e comportamentos de busca por poder.
Transtorno de personalidade narcisista é um dos vários tipos de transtornos de personalidade. Trata-se de uma condição mental em que as pessoas têm um senso inflado de sua própria importância, uma profunda necessidade de atenção e admiração excessivas, relacionamentos conturbados e falta de empatia pelos outros.
O narcisismo geralmente faz com que a pessoa seja incapaz de se identificar com os sentimentos e necessidades alheios. Isso faz com que sejam pessoas incapazes de amar, não têm remorso e nenhum tipo de culpa nem arrependimento por suas atitudes negativas.
A literatura psiquiátrica define os narcisistas como possuindo traços específicos, como tendo um senso de direito ou exigindo uma admiração excessiva. ... Os narcisistas vitimam aqueles que os rodeiam apenas pelo fato de ser quem são, e eles não mudarão.
Namorar com um narcisista é entrar numa montanha-russa de emoções, que de um modo geral termina rápido e mal. Alguém com uma personalidade narcisista tende a estabelecer relações de curta duração e superficiais, sempre focadas nos seus ganhos pessoais.
A melhor maneira de neutralizar um narcisista é não ter medo dele. Esse tipo de pessoa baseia seu poder nas inseguranças e nos medos dos outros. É alguém muito atento aos pontos fracos dos outros para atacar exatamente onde machuca.
CUIDE DA SUA SAÚDE FÍSICA E EMOCIONAL. Cuidar de nós mesmos muitas vezes cai no caminho quando em um relacionamento com um narcisista. Eles se ressentem de quaisquer atos de auto-cuidado em que você se envolver especialmente se ele leva a atenção para longe deles e se ele faz você mais forte.
Páre de fornecer ao narcisista o alimento de suas emoções. Ignorar o narcisista apenas o incentiva a continuar rodeando e sugando você. Ele sabe que você quer respeito, dignidade e amor, então ele finge isso para enganar você mais uma vez a achar que ele mudou.
A intenção é fazer você se sentir pequena e com medo. Fique calma, mantenha seu tom de voz e peça para o narcisista fazer o mesmo. Se não adiantar, recuse-se a conversar naquele momento. Fique sempre atenta a esses sinais e, caso as coisas comecem a sair de controle, procure ajuda de amigos e familiares próximos.
A personalidade narcisista
Quando um narcisista se apaixona, é realmente muito intenso e obsessivo. ... Os narcisistas são muito exigentes com sua atenção e seu tempo. Eles precisam ter comunicação com você durante o dia e a noite. Se eles não ouvirem você em algumas horas, eles começarão a ficar com raiva, mas dirão "Estou preocupado com você".
É importante diferenciar o comportamento narcisista do transtorno de personalidade narcisista. ... Portanto, pode ser o caso de que, em um relacionamento, estejam envolvidas duas pessoas com esse tipo de personalidade ou mesmo com esse transtorno. É incomum, mas pode acontecer.
Tudo se move rápido com ele. Por isso, é comum o narcisista falar rapidamente de casamento, filhos e tudo que ele, estudando você, saiba que você quer ouvir. Como são irresponsáveis, inconsequentes e não sentem qualquer culpa ou remorso, dirão essas coisas mesmo sem nenhuma intenção de concretizá-las.
O Narcisista descarta a vítima e a "aspira" de volta. É qualquer comportamento para envolver você novamente. ... É qualquer comportamento para envolver você novamente. Essa etapa faz parte do ciclo de manipulação, é uma tática de abuso frequente usada por eles, um padrão de comportamento.
O Narcisista busca suprimento narcísico em uma relação ''afetiva'', almejando: poder, status, sexo, dinheiro, algum benefício na relação. Geralmente suas vítimas são Empatas, Dependentes Emocionais e/ou pessoas com Baixa Auto Estima.
De acordo com nossos especialistas espíritas, o narcisismo é um dos transtornos mais difíceis de lidar, pois indivíduos que são assim necessitam de aplausos o tempo todo e acham-se superiores a tudo e a todos. Além disso, as pessoas que apresentam esta condição raramente se reconhecem com este problema.
Controle oculto Os narcisistas realmente não gostam de pedir coisas diretamente porque isso os coloca em uma posição de se sentirem dependentes ou até mesmo serem ignorados. Os narcisistas tramam uma situação para conseguir o que precisam.
Em geral, o narcisista escolhe uma pessoa sensível e empática como vítima. Esse é exatamente o oposto, porque um narcisista é incapaz de empatia.