Pode-se afirmar que são formas de intervenção do Estado na propriedade: a) concessão de serviços.
A intervenção direta do Estado na atividade econômica ocorre quando estão presentes o interesse coletividade e a segurança nacional. ... A absorção ocorre quando o Estado explora a atividade de forma exclusiva, ou seja, fica a cargo de todos os fatores da produção.
A regulação estatal envolve o conjunto de atividades de regulamentação e normatização, permissão, autorização e licença, definição de tarifas, fiscalização, controle e imposição de penalidades.
Para Adam Smith, o Estado possui apenas três deveres: a defesa da sociedade contra os inimigos externos, a proteção dos indivíduos contra as ofensas mútuas e a realização de obras públicas que não possam ser realizadas pela iniciativa privada (BOBBIO, 1992).
Enquanto o liberalismo econômico favorece os mercados sem restrições por parte do governo, afirma também que o Estado tem um papel legítimo no fornecimento de bens públicos, segundo Smith.
O papel do Estado no sistema capitalista conforme preconizam os preceitos neoliberais deveria ser de estado mínimo, intervir na economia minimamente e cuidar apenas de setores essenciais como saúde, segurança e educação. ... O estado atua regulando toda a economia e a vida das pessoas artificialmente.