O principal uso da violeta de genciana é no tratamento para infecções causadas por fungos do gênero Candida. Além disso, devido a suas propriedades, também pode ser utilizado para auxiliar no tratamento de pessoas com gota, reumatismo, artrite, aftas e estomatite.
A violeta genciana tem ação antifúngica, antimicótica e também antisséptica no nosso organismo, sendo utilizada também como tratamento para problemas de pele e na saúde bucal, como explica a farmacêutica Letícia Gonçalves (CRF-PR: 31041).
Não ingerir. O uso continuado pode levar à irritação, devendo ser empregada em períodos curtos de 3-4 dias e não deve ser empregada em lesões no rosto, pois podem causar manchas permanentes.
A violeta de genciana pode ser aplicada no local da infecção, com auxílio de uma gaze ou algodão, por 2 a 3 vezes por dia por até 3 dias, para evitar irritação da mucosa oral e manchas permanentes.
O tratamento para o sapinho no bebê precisa ser orientado pelo pediatra, mas geralmente é feito com a aplicação de um antifúngico em forma de liquido, creme ou gel na região infectada da boca.
Nistatina é um medicamento indicado para o tratamento de candidíase, quando este enfermidade ataca o trato digestivo do paciente, atuando na cavidade bucal e no trato digestivo superior. Também é eficiente em abordagem contra esofagite gerada por candida.
Modo de Usar: Passe o creme no rosto com a ajuda de um pincel (para evitar que a pele fique muito oleosa) e espere agir por uns 25 minutos. Lave bem o rosto, apenas com água, e após faça os procedimentos que você já está acostumada para proteger a sua pele.
Espinhas e vermelhidão Multifuncional, a pomada para assaduras age como um poderoso secativo de espinhas e também como um importante calmante para a derme que fica exposta por muito tempo ao sol, sem a devida proteção.
Como tratar: lavar e secar bem a região de pele debaixo das dobras na pele e passar uma pomada com vitamina A ou zinco, como Hipoglós, sob orientação médica.
6 - Enxugue bem as dobrinhas do bebê com toalha macia. Passe uma camada fina de pomada contra assadura nas virilhas, nas dobrinhas, no bumbum e nos genitais. O ideal é buscar um fácil de passar e de tirar, e ainda dermatologicamente testado. Em caso de assadura, a pomada deve ser usada em todas as trocas de fralda.
Qual é a melhor pomada para assaduras?
A pomada pode ser utilizada ou não, isto irá depender da recomendação do pediatra. Caso vá passá-la tenha algumas precauções. “Passe uma fina camada na genitália externa, bumbum, em volta do ânus, onde a fralda encosta e estiver vermelhinho. Não passe dentro da vagina”, diz Freitas.
Além disso, é importante deixar a pele do bebê respirar, o que é impedido pela pomada. Sendo assim, ao contrário do que pensamos (e do que o marketing dessas empresas nos faz pensar) não é necessário passar a pomada em cada troca de fralda. Passe somente se o bumbum estiver assado.