Como fazer instalação elétrica residencial? Passo a passo completo!
A eletricidade passa tanto por dentro quanto por fora do fio. ... Esse vaivém forma a onda que transporta metade da energia sob a forma de uma corrente elétrica. A outra metade é transmitida pelo campo magnético criado ao redor do fio: ele acompanha a onda e se reveza com ela para conduzir a força.
Celulares e computadores são alguns exemplos de aparelhos que funcionam com os dois tipos de tensão elétrica. Essa é a solução mais prática quando se tem dúvida sobre qual tensão elétrica escolher.
A energia elétrica é distribuída aos cômodos das residências por meio de fios condutores de eletricidade. Assim sendo, em sua grande totalidade tais fios são colocados por dentro das paredes de uma residência, com isso, podem apresentar 3 ou 4 fios.
Próximo às cidades, a eletricidade chega em subestações de distribuição que diminuem sua voltagem, primeiramente para 138 mil volts e, logo em seguida, para 13.
A distribuição de energia elétrica no Brasil constitui-se de uma rede complexa de elementos que tem por finalidade conduzir a energia desde o local de sua produção até o lugar onde será consumida. Esse sistema conecta unidades geradoras, vias de transmissão e distribuição e consumidores finais da energia elétrica.
A distribuição de energia elétrica no Brasil é feita por meio da integração da produção, transmissão e distribuição ao consumidor final. Essa integração é motivada pela industrialização e urbanização, pelo aumento da demanda e pela origem das hidrelétricas.
Uma rede logística é a estrutura de instalações físicas internas que uma empresa enxerga como ideal para atender sua demanda. Todavia, esse conceito de estrutura ideal é extremamente subjetivo e depende da avaliação de diversos fatores estratégicos definidos internamente, além de outras variáveis mercadológicas.
As subestações de distribuição, geralmente localizadas dentro do perímetro urbano das cidades, são utilizadas para abaixar o nível de tensão até o patamar característico de sua distribuição na cidade. ... Os níveis de tensão nessa rede secundária são 220 V ou 127 V (baixa tensão) como tensão de fase.
A rede primária trabalha com uma distribuição de energia maior, com média tensão, com capacidade de sustentar uma área vasta de diversos locais, como residências e comércio. Já a secundária atua com baixa tensão, podendo sustentar um local específico.