Áreas associativas límbicas e pré-frontais (motivação para iniciar o movimento) SISTEMA MOTOR SOMÁTICO Page 4 • As vias de projeção descendente (conjunto de fibras nervosas) são muito organizadas e têm origem em regiões do córtex cerebral e tronco encefálico.
O manejo da dor consiste na inibição da percepção, da sensibilização central (modulação das etapas medulares), da transmissão (inibição da condução do impulso) e da transdução (inibição da sensibilização periférica dos nociceptores). Seu controle é feito com a administração de analgésicos.
A substância gelatinosa de Rolando (ou substância gelatinosa do corno dorsal da medula espinal) é uma massa transluzente, gelatinosa de células da glia e neurônios em forma de "V" que recobre a coluna posterior, uma das três colunas de substância cinzenta da medula espinal.
Causas. Geralmente, a dor pélvica não é causada por um distúrbio grave. Com frequência, ela está relacionada ao ciclo menstrual. Entretanto, vários distúrbios que causam dor pélvica podem dar origem à peritonite (inflamação e, normalmente, infecção da cavidade abdominal), que é um distúrbio grave.
A dor no pé da barriga é uma queixa muito recorrente nos consultórios médicos. É um tipo de dor abdominal que pode estar relacionada a diversas condições de saúde e sinalizar desde o início de uma menstruação até gravidez e doenças mais graves como a endometriose.
Alterações no trânsito intestinal como diarreia, prisão de ventre ou gases, podem provocar dor abdominal, podendo surgir por diversos fatores como intolerâncias alimentares à lactose ou ao glúten, por exemplo, gastroenterites ou viroses, ou após a ingestão aumentada de alguns alimentos que produzem gases, como leite, ...