Eritropoiese-agentes estimulantes (ESA) são medicamentos que estimulam a medula óssea para fazer as células vermelhas do sangue. Eles são usados para tratar a anemia, devido à fase final da doença renal, quimioterapia, cirurgia de grande porte, ou em determinados tratamentos de VIH/SIDA.
O hormônio eritropoético produzido nos rins, alerta o corpo quando a medula óssea deve produzir mais hemácias. Desse modo, qualquer dano no rim ou na medula levará à anemia, por exemplo: Alguns quimioterápicos podem causar dano à medula óssea, prejudicando sua capacidade de produzir glóbulos vermelhos.
A síndrome das pernas inquietas, também chamada de doença de Willis-Ekbom, é um distúrbio no qual há um desconforto e um desejo incontrolável de mover as pernas durante períodos de inatividade. A anemia por deficiência de ferro é uma das causas da síndrome das pernas inquietas.
Geralmente a causa da aplasia medular não é conhecida, mas pode estar associada à exposição a agentes químicos, radiação, medicamentos, ou ser resultado de uma doença mais grave, como a anemia de Fanconi.
A aplasia medular tem cura quando o tratamento é devidamente orientado pelo médico. O tratamento geralmente é feito com o uso de medicamentos imunossupressores, que irão agir estimulando a produção de células do sangue pela medula óssea, mas o transplante de medula óssea pode ser indicado para os casos mais graves.
Essa insuficiência da medula óssea acontece, predominantemente, devido a uma alteração do sistema imunológico, que começa a atacar as células-tronco. Elas também são conhecidas como células-mãe, pois dão origem a todas as outras células do corpo, inclusive as do sangue.
A aplasia medular, ou anemia aplástica, é uma doença rara da medula óssea em que há diminuição da produção das células sanguíneas, que são normais na sua forma e funcionamento.
– anemia ferropriva: A anemia ferropriva é o tipo de anemia causado por deficiências no ferro e na Vitamina B12, que servem como material-base para que o corpo produza os glóbulos vermelhos e a hemoglobina. Também pode ser chamada de anemia perniciosa.
3 dicas simples para curar a anemia
A Anemia pode ser definida como sendo a diminuição da hemoglobina circulante abaixo dos valores normais, levando-se em consideração a faixa etária e o sexo. Quando pobre em hemoglobina e eritrócitos, o sangue anêmico mostra-se descorado, com baixa viscosidade e incapaz de carrear oxigênio com a devida eficácia.
4. O que é anemia profunda? A pessoa está com uma anemia quando os valores de hemoglobina estão abaixo de 12 g/dl em mulheres e abaixo de 13 g/dl em homens.
Sintomas de anemia
As anemias podem ser causadas por deficiência de vários nutrientes como ferro, zinco, vitamina B12 e proteínas. Porém, a anemia causada por deficiência de ferro, denominada Anemia Ferropriva, é muito mais comum que as demais (estima-se que 90% das anemias sejam causadas por carência de Ferro).
Para diagnosticar a anemia é necessário fazer um exame de sangue para avaliar a quantidade de glóbulos vermelhos e hemoglobina, sendo normalmente indicativo de anemia quando os valores de hemoglobina estão abaixo de 12 g/dL no caso das mulheres e 14 g/dL no caso dos homens.
História e exame clínico....Os sintomas e sinais a serem avaliados são:
Como confirmar a anemia A melhor forma de confirmar a presença de anemia é fazer um exame de sangue para avaliar a quantidade de hemoglobina, para avaliar se está inferior ao recomendado.
Trata-se da descamação do revestimento do útero, quando não há a fecundação, com uma perda média de sangue que fica entre 30 a 40 mL por ciclo - ou seja, até 8 absorventes internos regulares por ciclo menstrual. Se a menstruação ultrapassa muito esse volume de perda de sangue, é preciso investigar.
Exames