Instrumento percussivo e ritualístico O maracá é um “instrumento idiofônico, de forma globular ou ovoide feito com o fruto da cabaceira. Ele é usado para marcar o ritmo dos cantos nas cerimônias indí- genas em geral”. Além da cabaça, pode ser feito de coco ou cuité com pedrinhas, se- mentes no seu interior.
Maracá se originou do tupi mbara'ká. O maracá, também chamado bapo, maracaxá e xuatê, é um chocalho indígena utilizado em festas e cerimônias religiosas e guerreiras. ... No catimbó, culto de origem indígena amplamente influenciado por tradições europeias, o maracá é tido como sagrado.
Normalmente, são tocadas aos pares - com uma maraca em cada mão- agitando-se-as, embora também possam ser tocadas rodando-se-as lentamente. ...
Habitação indígena ou conjunto de algumas ocas. Etimologia (origem da palavra taba). Do tupi tawa.
Significado de Caiçara Curral. Palhoça em que se recolhem jangadas. substantivo masculino Caipira. Pescador que vive na praia.
Significado de Negror substantivo masculino Particularidade, estado ou característica do que é negro; qualidade do que possui a cor excessivamente escura; negrura. Cuja cor é excessivamente escura. Que está ou se encontra em profunda escuridão; negrume: o negror da floresta.
Significado de Araponga substantivo feminino Gír. Agentes policiais que gravam ilegalmente conversas telefônicas.
Não é à toa que, em tupi, suçuarana quer dizer 'veado falso' (foto: Paula Hanna Valdujo). A palavra suçuarana, a propósito, está na origem de cougar, um dos nomes usados na língua inglesa para se referir a Puma concolor.
Arapuca é um artefacto sul-americano de origem indígena, o qual consiste numa armadilha com formato piramidal destinada a pegar aves vivas, pequenos mamíferos ou outros animais de caça e as mesmas são armadas sempre de modo a atrair as presas, não existindo nada que possa assustá-las ou fazer com que fiquem arredias.
A Caipora, também chamada de “Caipora do Mato”, é uma figura do folclore brasileiro, considerada a protetora dos animais e guardiã das florestas. ... Do tupi, a palavra “caipora” (caapora) significa “habitante do mato”.
A arapuca abrange tanto a captura de aves como recurso alimentar, como também aves criadas como animais de estimação.
Ao capturar um pássaro vivo, use luvas e mangas longas. Antes de apanhá-lo, levante a caixa muito lentamente, enfie o braço por sob a caixa e agarre o pássaro firmemente pelo tronco. As luvas e as mangas impedem que você seja bicado e arranhado. Existe uma chance de que haja um esquilo ou um coelho sob a caixa.
Prepare a armadilha.
a·ra·pu·ca ca
Arapuca (também arataca ou urupuca) é um artefato sul-americano de origem indígena, o qual consiste numa armadilha com formato piramidal destinada a pegar aves vivas, pequenos mamíferos ou outros animais de caça. ... Vocábulo de origem tupi, uma vez que para a caça de aves tinham os índios (...)
Para fazer uma armadilha de buraco, cave um bem fundo e ao lado de uma árvore, toco ou outra obstrução natural, de forma que a raposa só possa entrar no buraco por um lado. Coloque a isca do outro lado do buraco (perto da obstrução) e cubra a abertura com galhos e folhas para escondê-lo.
Faça uma pequena trilha de comida levando à armadilha. Pegue quatro ou cinco punhados de comida e os organize-os de forma que formem um caminho reto de fora da armadilha até o prato principal de comida no lado de dentro. Esse arranjo convidativo se encarrega de convencer o gato a entrar confortavelmente na armadilha.
Portanto, a melhor forma de pegar seu gato é colocando uma mão no peito dele e outra na barriga. Só então, você deve levantá-lo com cuidado. Uma outra maneira também eficiente de pegar seu gato no colo é segurando o felino e o apertando contra seu corpo.
Por isso a maior parte dos animais se torna arisco mostrando os dentes e salivando, a grande dica para conseguir fazer esse resgate é se abaixar em relação ao animal ficando no nível dos olhos dele e permanecer parado. Dessa forma não tente pegá-lo e nem ir na direção dele.
Essa é a forma mais fácil de atrair os bichanos. Deixe que os gatos se acostumem à sua presença. Não tente pegar o bichano — nem mesmo encoste nele por enquanto —, pois os felinos selvagens são bastante ariscos e não gostam do toque humano. Saia e casa e sente-se próximo deles após colocar a comida.
Ao chegar ao seu centro veterinário, se o seu gato estiver muito stressado, mantenha-o no carro até ao momento da sua consulta (desde que não esteja demasiado calor). E uma vez no seu interior, evite confrontos com outros animais e expor o seu gato aos ruídos habituais de um espaço veterinário.
Brinque com ele todos os dias.
Acostume-o ao seu toque. Resista à tentação de acariciá-lo enquanto ele tenta descobrir se você é uma ameaça. Mantenha a mão distante do gato por um tempo. Conforme ele fica mais confortável com ela, aproxime-a dele. O gato deve iniciar o contato, caso contrário, ele pode atacá-lo.