O tratamento padrão do abscesso pulmonar é realizado com clindamicina, 600 mg, IV, a cada 8 horas, seguido por 150 a 300 mg, VO, quatro vezes por dia. Outros antibióticos comumente administrados são amoxicilina associada a clavulanato, ampicilina em combinação com sulbactam, cefalosporinas e fluoroquinolonas.
Causas. Um abscesso pulmonar costuma ser causado por bactérias que normalmente colonizam a boca ou a garganta e são inaladas (aspiradas) para o interior dos pulmões, resultando em uma infecção. Muitas vezes, uma doença na gengiva (periodontal) é a fonte das bactérias que causam um abscesso pulmonar.
Alguns autores classificam os abscessos pulmonares de acordo com o microorganismo responsável, como abscesso pulmonar Pseudomonas, ou abscesso pulmonar Aspergillus e quando nenhum microorganismo é isolado, chamam de abscesso pulmonar não específico. crônicos.
No entanto, caso os sintomas sejam persistentes, piorando com o decorrer dos dias, pode ser indicativo de infecção pulmonar, cujos principais sintomas são:
O tratamento para a infecção pulmonar é feito com medicamentos que atuam diretamente contra o agente causador, como os antibióticos, antifúngicos ou antivirais, por exemplo. Pode-se usar também medicamentos para dor e para baixar a febre.
Chá de eucalipto. O chá de eucalipto é utilizado desde a antiguidade para tratar problemas respiratórios, devido à sua ação anti-séptica, expectorante, anti-inflamatória e antimicrobiana que, além de aliviar a tosse e o catarro, também ajudam a combater a infecção e a irritação do pulmão.
EXPECTUSS® é indicado para o tratamento das doenças broncopulmonares (brônquios e pulmões) agudas e crônicas para facilitar a expectoração (soltar o catarro do peito) quando houver acúmulo de secreção.
1. Xarope de cebola e alho
Pigarro: 5 formas de tirar catarro preso na garganta
Água e sal. Para desentupir, misture água morna com uma pitada de sal não iodado, que é bactericida e dissolve o muco. Junte as mãos em forma de cuia e aspire a solução. O líquido substitui descongestionantes com esteroides, que contribuem para a perda do olfato.
Um excelente remédio caseiro para sinusite é fazer a limpeza do nariz e seios nasais com uma mistura de água morna e sal, pois ajuda a eliminar o excesso de secreções e reduz a inflamação, aliviando os sintomas como dor e pressão no rosto. Veja como fazer este tipo de lavagem do nariz.
Um excelente remédio caseiro para sinusite é fazer a limpeza do nariz e dos seios nasais com uma mistura de água morna e sal. O líquido ajuda a eliminar o excesso de secreções e reduz a inflamação, aliviando os sintomas de dor e pressão no rosto.
7 formas naturais de aliviar a sinusite
Analgésicos e anti-inflamatórios Um dos sintomas da sinusite é a dor e a inflamação da garganta e dor de cabeça devido à sua proximidade com os seios nasais. Por isso, analgésicos como o paracetamol e anti-inflamatórios como o ibuprofeno, podem ajudar a aliviar estes sintomas.
Nos casos de sinusite alérgica, os remédios mais utilizados são os anti-histamínicos, como a Loratadina, Cetirizina ou Terfenadina, por exemplo, pois ajudam a reduzir a alergia e a aliviar a pressão dentro dos seios nasais. Mas, aqui fica um alerta.
5 remédios para rinite alérgica
O tratamento da infecção bacteriana suspeita é com antibióticos, como amoxicilina/clavulanato ou doxiciclina, administrados por 5 a 7 dias para sinusites agudas e por até 6 semanas para sinusites crônicas.
Se não houver melhora do quadro clínico em 4 a 5 dias, recomenda-se o uso de outros antibióticos de segunda opção, como Amoxicilina com Clavulanato de potássio, cefuroxime axetil ou Cefprozil.
A sinusite bacteriana geralmente começa a melhorar em 2 semanas sem antibióticos. Se os sintomas continuarem ou piorarem após 10 a 14 dias, os antibióticos podem ser úteis. Algumas pessoas podem desenvolver uma sinusite de longa duração, mas isso é incomum. A maioria das pessoas se recuperam bem de sinusite bacteriana.
O tratamento da rinossinusite bacteriana deve ser realizado com antibióticos, baseando-se na frequência da presença de bactérias que podem ser diferentes na rinossinusite aguda e crônica. O período de tratamento na rinossinusite aguda é de 10 a 14 dias.
Antibióticos para a sinusite Em caso da sinusite bacteriana, 70% dos pacientes melhoram dentro de 2 semanas sem antibióticos e ao redor 85% melhoram com antibióticos necessários.
Para tratar a sinusite crônica, o otorrino pode indicar o uso de remédios como:
Posologia recomendada: