O “Capability Maturity Model® Integration” (CMMI) é uma abordagem de melhoria de processos que fornece às organizações elementos essenciais de processos eficazes. Pode ser usado para guiar a melhoria de processo em um projeto, divisão ou em uma organização inteira.
As avaliações oficiais de CMMI V2. 0 são conduzidas por um Lead Appraiser ou High Maturity Lead Appraiser, profissionais autorizados pelo CMMI Institute a conduzir avaliações oficiais. As equipes de avaliação são tipicamente compostas também por profissionais da própria organização sendo avaliada.
Enquanto o MPS BR é um modelo criado em função das médias e pequenas empresas, o CMMi tem um foco global mais voltado para as empresas de maior porte. ... As médias e pequenas empresas adotam o MPS BR com o objetivo de conseguir alcançar uma padronização e qualidade no processo com mais velocidade e de baixo custo.
O Guia de Implementação de Serviços fornece orientações para implementar nas organizações os níveis de maturidade descritos no Modelo de Referência de Serviços (MR-MPS-SV), detalhando os processos contemplados nos respectivos níveis de maturidade e os resultados esperados com a implementação dos processos.
Pré-visualização | Página 1 de 1 1a Questão Qual o nível de maturidade do MPS-SW que corresponde ao nível 3 do CMMI é: B A F G C Explicação: O nível 3 de maturidade do CMMI corresponde respectivamente aos níveis C, D e E.
Os modelos de maturidade de software têm como um dos objetivos instruir as empresas que desejam fazer de seu processo de construção de software um modelo a ser seguido em qualquer projeto, alinhado com as decisões estratégicas da organização.
Uma dessas metodologias é o Capability Maturity Model Integration (CMMI), modelo de maturidade no desenvolvimento de software elaborado pelo Software Engineering Institute (SEI), que possui ênfase na área de processo de planejamento e acompanhamento de projetos.
Cada um desses níveis são descritos a seguir.
O CMMI (Capability Maturity Model Integration) refere-se a uma ferramenta criada na década de 80 para gerir projetos de Software. Seu objetivo é o de, através de estágios de evolução, garantir a qualidade dos mesmos.
A versão atual do modelo é o CMMI V2. 0, liberado em Março de 2018. O objetivo final do CMMI é integrar processos para melhorar produtos....O processo inclui três disciplinas ou corpos de conhecimento (body of knowledges), sendo elas:
Segundo Salviano, (2003): o padrão ISO/IEC 15504 ou modelo de referência é na verdade um framework para avaliação de processos de software. Ele organiza e classifica as melhores práticas em duas dimensões: categorias de processo e níveis de capacidade.
Espinha dorsal da norma da norma ISO 20000, e inclui todas as políticas, os objetivos, os planos, os processos, os documentos e os recursos de gerenciamento de serviços requeridos para o desenho, a transição, a entrega e a melhoria dos serviços.