Resposta. Resposta: A atitude de ter abandonado Aurélia somente pelo dote de Adelaide e não por amor.
No final da primeira parte do romance Senhora, de JA, o jovem elegante e mundano Fernando Seixas, que aceita um casamento de conveniência com Aurélia Camargo, é desacatado por ela em plena noite nupcial, quando Aurélia o chama de homem vendido e moralmente o destrói.
Ele ainda não havia se casado, então Aurélia arma um plano e pede para que seu administrador pague a Fernando para se casar com ela, sem mencionar que seria a noiva. Fernando aceita, pois o dote de Aurélia era maior que o de Adelaide e ele precisava sustentar sua mãe e irmãs e também aos seus luxos.
A narrativa marca-se pelo choque entre o mundo do amor idealizado e o mundo da experiência degradante governado pelo dinheiro. O romance gira em torno de intrigas amorosas, de desigualdade econômica, mas, com final feliz, porque, nele, o amor tudo vence.
Sendo um dos últimos de Alencar, Senhora é um romance urbano que retrata o casamento por interesse numa sociedade de aparências do século XIX, mesma época em que o autor vivia. Nessa obra pertencente à época literária do Romantismo já é possível observar características do Realismo e do Naturalismo.
O Romance Indianista marca a busca na literatura por um herói nacional. Dessa maneira, o romance brasileiro encontrou no índio a expressão da nacionalidade autêntica, de amor exacerbado à terra e defesa do território. ... Em sua singularidade, o índio foi usado como símbolo de bravura e honra.
Sinopse. Aurélia Camargo, filha de uma costureira pobre e órfã de pai, depois de perder seu irmão apaixonou-se por Fernando Seixas – homem ambicioso – com quem flertou. Este, porém, desfaz a relação, movido pela vontade de se casar com uma moça rica, Adelaide Amaral, e pelo dote ao qual teria direito de receber.
Fernando. Fernando Seixas é o namorado de Aurélia Camargo durante a juventude. Como a moça não possuía meios e bens, o rapaz, que era um alpinista social, decide trocá-la por Adelaide Amaral, uma jovem capaz de oferecer um futuro abastado.
c) O que Aurélia sugere em suas palavras no último período? Que, por força da dor de amar sem ser amada, morreria cedo, e Seixas estaria livre e herdaria sua riqueza.
Fernando estava apaixonado por Aurélia e decidiu pedir sua mão em casamento, porém logo mudou de ideia, pois sabia que casando com ela teria uma vida pobre e perderia sua liberdade, deixando assim de frequentar a sociedade. Assim o romance se esfriou e o noivado foi rompido.
Ele diz: “Julga você, Aurélia, que uma moça pode amar a um homem, a quem não espera unir-se?” Agora, responda: o que essa frase e o diálogo que segue entre os dois personagens. revelam sobre as pressões sociais da época em relação às mulheres?
De qualquer modo, publicado em 1875, "Senhora" traz características inequivocamente românticas, como se pode ver pelo núcleo de seu enredo, simples, atrelado ao esquematismos dos dramas de amor do romantismo: Aurélia Camargo, filha de uma pobre costureira, apaixonou-se por Fernando Seixas, quem namorou.
"O Que É Casamento?" é uma comédia em quatro atos escrito por José de Alencar no ano de 1861. Se passa no Rio de Janeiro e Petrópolis, de 1859 a 1860.
O mercado matrimonial4 refere-se a círculos de relações nos quais as pessoas escolhem seus cônjuges6; nem sempre incluem todas as pessoas casadouras. ...
Metáfora: É uma figura de linguagem usada para fazer comparações implícitas, ou seja, sem uso de conjunções ou termos comparativos. Usam-se palavras cujo sentido foge do seu real conceito. Na obra Senhora as metáforas surgem quando cometam sobre o brilho social, a beleza singular e poder de sedução da mulher Aurélia.
Resposta. Explicação: 1. Esta parte do romance é um flash-back, um retorno no tempo que conta a história da pobreza de Aurélia Camargo, protagonista de Senhora, explicitando ao leitor os motivos de sua crueldade com o marido comprado, Fernando Seixas.
R: Na obra de Chico Buarque a personagem é representada como uma mulher moderna de classe pobre, que entrou na América de forma ilegal. Na obra de José de Alencar Iracema é representada como uma índia guerreira, virgem, bela e que vive de acordo com sua cultura indígena.
A segurança da informação (SI) está diretamente relacionada com proteção de um conjunto de informações, no sentido de preservar o valor que possuem para um indivíduo ou uma organização. São propriedades básicas da segurança da informação: confidencialidade, integridade, disponibilidade, autenticidade e legalidade.
O relacionamento amoroso entre Iracema e Martim pode ser interpretado, simbolicamente, como metáfora, como alegoria representativa do cruzamento das raças indígena e branca, ou seja, o nativo e o europeu colonizador. ... Em Iracema, a relação amorosa entre a jovem índia e o fidalgo português Martim domina toda a obra.
Resposta: a) O papel das duas é parecido, visto que a Iracema da canção também é colocado numa posição marginalizada na sociedade e dialoga com a questão de que ela passa a viver mais do modo de vida da nova cultura, visto que havia sido colocado colocado em posição de paira social em sua própria nação.
a) No romance de José de Alencar, Iracema é a heroína romântica. Ela desempenha o papel de sacerdotisa ou vestal dos Tabajaras, que detém o segredo da jurema.
Resposta: Interpretamos o seguinte, todos ficaram chocados como um cérebro positrônico estava prestes a morrer, por isso foi dado a ele o título homem bicentenário ficou honrado por isso sorriu ao tocar a mão do presidente.
O sentimentalismo está presente em toda a obra, desde os primeiros capítulos, principalmente no que diz respeito à personagem Iracema que sabe Martim ter outra, não acreditando que o que o protagonista sente é a saudade da pátria e não amor por outra moça.
Não muito tempo depois, Iracema descobre-se grávida, mas Martim precisa partir para defender, junto a Poti, a tribo pitiguara, que está sob ataque. Iracema acaba tendo o filho sozinha, e batiza a criança de Moacir, o nascido de seu sofrimento.
IRACEMA – (lábios de mel) – índia da tribo dos tabajaras, filha de Araquém, velho pajé; era uma espécie de vestal (no sentido de ter a sua virgindade consagrada à divindade) por guardar o segredo de Jurema (bebida mágica utilizada nos rituais religiosos); anagrama de América. ... CAUBI – índio tabajara, irmão de Iracema.