Nela pode-se notar que o átomo de hidrogênio possui um próton e um elétron, mas com a retirada de um elétron é formado um cátion (esquerda) e com a adição de um elétron, um ânion (direita) é formado.
Significado de Hidrônio substantivo masculino [Química] Íon de hidrogênio hidratado, especialmente ozônio. Variação de hidroxônio. Etimologia (origem da palavra hidrônio). Hidro + ônio.
O íon H+ é um próton sem elétrons. Em água, o H+(aq) forma aglomerados. O. Quanto mais forte é o ácido, mais fraca é a base conjugada.
Substâncias que podem atuar, como um ácido ou como uma base, são chamadas de anfóteras. Assim sendo, se combinarmos a água com uma base, ela atua como ácido e vice-versa.
Embora o pH do sangue varie de 7.
A sigla pH é utilizada para representar o potencial hidrogeniônico presente em uma determinada solução ou mistura. Esse potencial refere-se à quantidade (concentração molar ou molaridade) de cátions hidrônio (H+ ou H3O+) presentes no meio e indica se esse meio, ou mistura, é ácido, básico ou neutro.
Assim, o pH serve para nos indicar se uma solução é ácida, neutra ou básica. A escala de pH varia entre 0 e 14 na temperatura de 25ºC. Se o valor do pH for igual a 7 (pH da água), o meio da solução (ou do líquido) será neutro. Mas se o pH for menor que 7, será ácido, e se for maior que 7, básico.
Uma solução com pH 1 tem dez vezes menos prótons que uma de pH 0. ... É por isso que um ácido de pH 0 é muito mais forte que um de pH 5. Para obter um pH negativo, portanto, basta arranjar uma solução que tem mais do que um mol de prótons.
Søren Peter Lauritz Sørensen
Sörensen (1868-1939), bioquímico dinamarquês, estabeleceu uma maneira conveniente de expressar a acidez utilizando o logaritmo negativo da concentração do íon hidrogênio: pH = - log [H+]. Ele chamou de expoente do íon hidrogênio representado pelo símbolo pH "pondus hidrogenni - potencial de hidrogênio".
A medição ocorre de forma muito simples, após o medidor de ph ser calibrado com a solução tampão, o eletrodo é mergulhado com a ponta na amostra e imediatamente ele produz milivolts que são transformados em escala de pH.
O pH do sangue deve estar dentro de 7,35 e 7,45, que é considerado um pH ligeiramente alcalino, e a alteração nesses valores é uma situação muito grave, que coloca a saúde em risco, havendo até mesmo risco de morte.