Conexões de rede multiponto são aquelas nas quais mais de dois dispositivos são interligados usando apenas uma conexão. ... De modo a permitir que todos os dispositivos conversem entre si, a capacidade da conexão pode ser dividida de forma temporal e espacial entre os dispositivos da rede.
Os sistemas de transmissão utilizam meios para o envio das informações, estes meios podem ser de dois tipos: meios físicos, por exemplo, cabo coaxial e fibra óptica, e meios não-físicos, o espaço livre.
Sem dúvida, o meio físico mais utilizado em redes ao redor do mundo, é o de cabo trançados. São constituídos de pares de cabos entrelaçados feitos de cobre.
Meios de transmissão das redes
Cada computador na rede possui um único endereço para acesso. A comunicação entre computadores da rede é feita através do protocolo TCP/IP que gerencia e encaminha mensagens de dados entre os computadores. O TCP/IP utiliza a tecnologia de comutação de pacotes – packet switching.
A distância que os dados percorrem na rede de internet pode cruzar continentes. Para isso, existe uma estrutura que atravessa os oceanos para esses dados serem enviados. Isso significa que há cabos de fibra óptica inseridos no fundo dos oceanos, conectando África, América, Ásia, Europa e Oceania.
Como a internet passa de um continente para o outro?
Os cabos nascem como um feixe de fios minúsculos de fibra de vidro. ... Hoje a maioria das pessoas usa a internet através de Wi-Fi ou planos de dados por telefone, mas esses sistemas se conectam com cabos físicos que carregam a informação rapidamente, atravessando oceanos.
Esta comunicação é feita por uma gigantesca rede de cabos submarinos que cruza os oceanos e interligam os continentes possibilitando a conexão da internet entre os continentes. ...
Cabos submarinos são conexões submersas nos oceanos — entre estações terrestres de rede — usadas para transmitir sinais de telecomunicações. E sim, a internet não é possível sem eles. Não como a conhecemos. São milhares de quilômetros de cabos e repetidores atravessando mares e conectando o planeta.
No Brasil, temos seis cabos submarinos: quatro deles ligam o país aos EUA; o Unisur vai até Argentina e Uruguai; enquanto o Atlantis II nos conecta à Europa – mas ele é antigo, tem capacidade limitada e é usado basicamente para telefonia. No futuro, teremos mais três cabos submarinos.