O Código de Trânsito define que acostamento é parte da via diferenciada da pista de rolamento destinada à parada ou estacionamento de veículos, em caso de emergência, e à circulação de pedestres e bicicletas, quando não houver local apropriado para esse fim. ... Quanto ao estacionamento fica um certo dilema.
Essa prática é proibida pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), já que o espaço ao lado de uma rodovia – chamado de acostamento – é destinado para situações atípicas, como, por exemplo, se o condutor precisar parar o veículo por problemas mecânicos ou más condições climáticas.
A PRF orienta os motoristas a utilizarem o acostamento somente em caso de emergência, como pane no veículo ou um pneu furado, por exemplo. E nunca utilizar o acostamento para atender o telefone. E sempre que parar, sinalizar com o pisca-alerta ligado e a utilização do triângulo de emergência.
Como usar o acostamento em segurança
Passos
Segundo a Resolução nº 36/1998 do CONTRAN – Conselho Nacional de Trânsito, o condutor deve acionar as luzes de advertência e colocar o triângulo de sinalização ou equipamento similar à distância mínima de 30 metros da parte traseira do veículo. Evite parar no acostamento por qualquer motivo.
37. Nas vias providas de acostamento, a conversão à esquerda e a operação de retorno deverão ser feitas nos locais apropriados e, onde estes não existirem, o condutor deverá aguardar no acostamento, à direita, para cruzar a pista com segurança.
cinco metros
Não existe uma regra de estacionamento, mas uma distância mínima de cinco centímetros já é considerada suficiente. Para não errar, na hora de entrar em uma vaga, vá com calma. Em baixa velocidade, você consegue observar a distância e não bater a roda na guia.
-Estacionar afastado da guia da calçada (meio-fio), de 50 centímetros a 1 metro.
Sendo assim, qualquer motorista pode estacionar dentro dos recuos, espaço e entre a calçada e a edificação. "Nenhum motorista pode ser impedido de estacionar em uma via pública, salvo quando há placas de sinalização dos órgãos de trânsito.