Rica em óleos essenciais, esta planta, muito utilizada em infusões, relaxa o sistema nervoso e combate enxaquecas, agitação e insónias. Tem também uma ação anti-espasmódica, aliviando cólicas gastro-intestinais e dores menstruais.
Esta planta medicinal é também conhecida pelos nomes de erva-cidreira ou cidreira. Preferimos o nome erva-luisa, para não confundir com outras plantas que também são chamadas de cidreira, e porque combina com o nome científico que é Aloysia triphylla, da família Verbenaceae. ... A planta se reproduz facilmente por estacas.
Como reproduzir a lúcia lima (limonete) A maneira mais viável é através da mergulhia, que consiste no mergulho de um ramo da plana diretamente na terra, sem se efetuar a separação da planta mãe. A separação só se realiza depois do enraizamento do novo ramo.
A erva-cidreira é uma planta medicinal da espécie Melissa officinalis, também conhecida como cidreira, capim-limão ou melissa, rica em compostos fenólicos e flavonóides com propriedades calmantes, sedativas, relaxantes, antiespasmódicas, analgésicas, anti-inflamatórias e antioxidantes, sendo muito utilizada para tratar ...
Quando a água estiver fervendo, coloque o hibisco e em seguida desligue o fogo. Abafe a mistura por alguns minutos. Depois coe e leve à geladeira. As propriedades medicinais do chá são mantidas por até 24 horas.
A recomendação dos especialistas é consumir de uma a duas xícaras de 200 ml de chá de hibisco por dia. A melhor forma de preparo é a infusão.
Guarde num armário com pouca, ou nenhuma luz. Se puder, cubra o pote. Evite locais úmidos, opte por ambientes mais secos. Caso você more em um local mais quente, armazene a erva na geladeira ou até no congelador.
Também vale colocar em forminhas de gelo com um pouco de água. Depois que o gelo se formar, você pode guardar num saco plástico bem fechado. O cubo de erva vai direto para a panela quente. Debulhe e congele as folhas inteiras em sacos plásticos (precisa tirar bem o ar na hora de fechar).
“Mantenha a planta presa à raiz. Retire e lave somente o que você for consumir. Deixe o resto na geladeira”. Essa técnica, segundo o feirante, prolonga a vida útil do alimento em até dez dias.