Já entre o açúcar cristal e o açúcar refinado, não há grandes diferenças. Na verdade, eles perderam mais de 90% dos seus nutrientes no processo de refinamento. As diferenças é que o refinado ainda possui substâncias químicas, para ele ficar bem branquinho e bonito, mas com nada de bom para a saúde.
Veja a seguir 7 tipos de açúcar e suas características:
Açúcar cristal É encontrado também em cubos, obtidos a partir da compressão com xarope de açúcar, a fim de manter os cristais unidos.
Ele possui uma textura semelhante a um xarope, bem denso e incolor. Para obter essa consistência, o trimoline passa por alguns processos de preparo utilizando a sacarose, que é o açúcar tradicional em sua forma mais pura. Ele é elevado a altas temperaturas e misturado com água até chegar ao ponto de xarope.
AÇÚCAR CRISTAL É perfeito para preparar caldas e caramelos, pois consegue derreter antes de queimar, deixando um gosto leve e agradável em seu preparo. Bastante utilizado também para decorar pães, docinhos e biscoitos.
Frutose é o nome dado para o composto que adoça as frutas. É um açúcar simples que compõe as frutas, mel e alguns vegetais”, explica a nutricionista Luna Azevedo.
Dois erros: as frutas contém sim frutose, mas contém muitos outros açúcares, inclusive em quantidades bem superiores, inclusive glicose e sacarose.
VERDADE: As pessoas com diabetes podem comer pão francês, cuscuz e tapioca, devendo estes alimentos ser inseridos em um plano alimentar saudável.
Alimentos saudáveis para substituir o pão
Sim, você pode comer milho se tiver diabetes. O milho é uma fonte de energia, vitaminas, minerais e fibras. Também é baixo em sódio e gordura. Dito isto, siga o conselho da Associação Americana de Diabetes.
Alguns ótimos exemplos de sucos que o diabético pode tomar sem culpa são os preparados com ingredientes como melancia, aipo, maçã e batata yacon, porque possuem ingredientes que ajudam a controlar a glicemia.