Segundo AYRES (2005), a Integração Sensorial é o processo pela qual o cérebro organiza as informações, de modo a dar uma resposta adaptativa adequada, organizando assim, as sensações do próprio corpo e do ambiente de forma a ser possível o uso eficiente do mesmo no ambiente.
- Massagens e brincadeiras com o corpo; - Livros sonoros, com texturas, imagens, cores; - Instrumentos musicais; - Brincar no parque (no escorrega, no baloiço, no trampolim);
Estimulação ou Integração sensorial é a capacidade de receber e organizar as informações sensoriais, produzindo respostas adequadas. ... Por isso, a psicomotricidade, ao trabalhar a estimulação sensorial, tem um papel importante no desenvolvimento das habilidades motoras, intelectuais e afetivas das crianças. Saiba mais.
Deixe que o pequeno conheça e brinque com substâncias novas ao seu contexto, como objetos viscosos (gelatina). Itens como espuma ou massinhas de modelar também são muito boas para estimular o desenvolvimento sensorial de tato da criança.
Os exercícios mais efetivos para melhorar o equilíbrio das crianças