Conheça os benefícios da farinha de banana verde para a saúde e a dieta:
A quantidade diária de farinha de banana verde que pode ser consumida é de até 30 gramas, o que corresponde a 1 colher e meia de sopa de farinha.
A diferença entre a biomassa de banana verde e a farinha está na concentração de fibras. Enquanto muitas das fibras se perdem no processo de cozimento em pressão que gera a biomassa, a forma que permite se obter a farinha consegue preservar boa quantidade, fazendo com que até 60% do alimento seja somente fibras.
A farinha de banana verde tem um sabor neutro e, por isso, ela pode ser usada em muitas preparações. Você pode acrescentá-la em iogurtes, sucos, nas frutas, em bolos, panquecas e em muitas outras receitas, como bolo fit de banana e misto quente de forno light.
Farinha de Banana Verde (com Laudo Técnico)
Modo de preparo
banana verde
“A biomassa de banana verde não tem gosto, então pode ser acrescentada em preparações quentes ou frias, como sucos”, diz a nutricionista. Como a banana é um espessante natural, você pode usá-la para “dar liga” a receitas, substituindo parte de ingredientes como leite condensado e creme de leite.
É aqui que entra a nossa criatividade!
O amido resistente funciona como um modulador dos níveis de colesterol e glicose no sangue. “A banana verde é bom para a redução do colesterol, para prevenção e tratamento do diabetes, para prevenção do câncer do cólon, e para aumentar a absorção dos nutrientes do organismo porque favorece uma boa saúde intestinal.
O principal benefício da banana verde consiste em ajudar a regular o intestino, aliviando a prisão de ventre, quando se come crua, ou combatendo a diarreia quando é cozida.
Por isso, opte pela verde. Ela é rica em potássio, magnésio, ferro, zinco, vitamina A, vitamina C e vitaminas do Complexo B, ou seja, um alimento que não pode ficar de fora da sua rotina alimentar.
Descasque as bananas e bata a polpa ainda quente no liquidificador, adicionando água aos poucos até obter uma pasta espessa. Se não utilizar imediatamente, guarde a biomassa em um saco plástico ou pote de vidro. Ela pode ser guardada por 1 semana na geladeira, ou 4 meses no freezer.
Lave bem as bananas e coloque-as ainda com casca numa panela de pressão com água suficiente para cobrir todas as bananas. Leve ao fogo para ferver por cerca de 20 minutos, até que as bananas fiquem bem macias, retire suas cascas e depois bata toda a sua polpa no liquidificador até formar uma mistura homogênea.