O Levante tem indicação para gripes, resfriados, bronquites, cólicas, flatulência e diarréia. O Levante (Mentha viridis) é uma planta muito utilizada na medicina popular, pois possui propriedades antiespasmóticas, diurética, carminativas e estomáquicas.
Sobre a Água de Alevante: As propriedades de suas folhas auxiliam no alívio de problemas respiratórios, nervosos e digestivos, por conta do mentol que é um dos seus principais ativos. A poderosa alevante também pode ser usada para melhora de gripes, resfriados e bronquites.
- Modo de fazer: colocar 1 colher de chá de erva por xícara de chá de água fervente. Tomar de 3 a 4 xícaras ao dia.
O poejo é uma planta medicinal com propriedade digestiva, expectorante e antisséptica, sendo principalmente utilizada para auxiliar no tratamento de gripes e resfriados e melhorar a digestão.
O chá de poejo é notável não apenas por ajudar a combater a gripe, mas também a constipação. Dessa forma, ele facilita o processo digestivo, o trânsito intestinal, evita a prisão de ventre e previne aquela incômoda sensação de inchaço.
Chá de poejo é bom para a digestão Conhecido por melhorar o trânsito intestinal, o chá de poejo pode combater aquela sensação de inchaço no estômago, normalmente causada pela constipação. Ele também evita a prisão de ventre e ajuda a facilitar o processo digestivo como um todo.
O chá de hortelã é uma bebida saborosa e indicada para quem quer emagrecer. Além de ajudar a fortalecer os órgãos digestivos, ele ativa as glândulas salivares e as enzimas digestivas, melhorando dores de estômago e facilitando a digestão.
Ferva em 2 xícaras de água, por 5 minutos, 3 galhos de hortelã, 3 galhos de poejo e 3 dentes de alho esmagados. Depois, ainda no fogo, adicione 1 xícara de açúcar e 3 colheres de mel. Deixe dar o ponto de xarope e retire. Depois de frio coloque em um vidro limpo com tampa.
Descrição. Planta perene, rasteira e herbácea, de 30 a 50cm de altura e que desenvolve intensamente seu ritmo foliar. Possui, sobre os rizomas alongados, pequenos caules muito ramificados, de coloração verde-clara, que atingem até 40cm de comprimento. As folhas são estreitas e ovais, de coloração acinzentada.
Quando plantar: Semeie directamente no jardim cerca de duas semanas antes das últimas geadas. Plante estacas ou faça mergulhias do poejo inglês no início do verão; divida as plantas na primavera ou no outono. Onde plantar: Prefere a luz direta do sol ou sombra parcial.
Existem por aqui dois tipos de poejo, que correspondem a duas espécies diferentes. Uma espécie é originária da Europa e seu nome científico é Mentha pulegium. A outra espécie é originária da América do Sul e se chama Cunila microcephala, ambas da família Labiatae.
Mentha pulegium
O poejo (Mentha pulegium), também conhecido no Brasil como hortelãzinho, é uma das espécies mais conhecidas do género Mentha.
Popular e amplamente consumida na forma de chá, a erva cidreira é conhecida por seus efeitos calmantes e sedativos. Mas, além disso, é muito utilizada para os casos de desconfortos estomacais e indigestão, já que muitas vezes essas ocorrências estão relacionadas ao estresse.
Para conseguir emagrecer tomando o chá de erva-cidreira é aconselhado tomar, pelo menos, 3 xícaras de chá por dia. O primeiro em jejum, e os outros dois, logo a seguir as principais refeições do dia, o almoço e o jantar.
É uma excelente bebida para pessoas que possuem hipertensão. Ele ainda diminui as chances de ter aterosclerose, derrames e ataques cardíacos. Consulte um médico antes de implantar o chá em sua rotina.
Quem deve evitar consumir água de Melissa. A água de Melissa não deve ser consumida por pessoas com problemas na tireoide, já que pode causar inibição de alguns hormônios. Além disso, deve ser usado com cuidado em pessoas com pressão alta ou com glaucoma.
O chá de Melissa é popularmente usado como calmante, mas além disso, ajuda aliviar dores de cabeça, melhora a função cognitiva e a memória, alivia o estresse, regula a tireoide, ajuda combater insônia, é um calmante estomacal, relaxa os músculos, entre outros benefícios.
2 - QUEM TEM PRESSÃO ALTA PODE TOMAR O CHÁ? SIM. Por conta da ajuda na circulação sanguínea e a perda de peso, ele ajuda a abaixar a pressão arterial.
R: O Desinchá foi desenvolvido para adultos saudáveis, com um perfil de nutrientes adequado para fazer parte de uma alimentação balanceada. Pacientes com problemas de coração, pressão alta, crianças, gestantes e lactantes sempre devem consultar um médico ou um nutricionista antes de qualquer alteração na alimentação.
“O chá verde, por exemplo, não deve ser consumido por pessoas que apresentem hipertensão, glaucoma, nefrite”, diz a nutricionista, que ainda salienta “além disso, algumas plantas também podem ser tóxicas”.
O chá de Anis melhora o sistema imunológico, a digestão, combate infecções e fungos. Este chá não é recomendado para gestantes, lactantes, crianças e pessoas com hipersensibilidade. Os efeitos colaterais incluem náuseas, vômitos e reações alérgicas na pele e respiratória quando consumido em excesso.
O ideal é beber o Desinchá sempre durante o dia. Algumas ervas podem atrapalhar o sono de pessoas que sejam mais sensíveis a estimulantes como chá verde ou guaraná. Ótimos horários para o consumo são em jejum ao acordar, antes de almoçar e no meio da tarde. A medida é um sachê para 200 a 250 ml de água.
Olá, Não, os compostos fenólicos e antioxidantes da canela produzem exatamente o efeito inverso, ou seja, tem capacidade de reduzir a pressão arterial, sendo benéfica para indivíduos hipertensos. Recomenda-se o consumo moderado e sempre orientado por médico ou nutricionista.