EQST

Qual A Diferença Entre Absorço E Adsorço?

Qual a diferença entre absorção e adsorção?

A diferença é proposital, porque a absorção é um fenômeno em que uma substância permeia o volume de outra (por exemplo, uma esponja absorve água), enquanto a adsorção é um fenômeno de superfície.

O que é adsorção química?

A adsorção é uma propriedade físico-química das moléculas de substâncias líquidas, gasosas e sólidas. Adsorvatos: É a substância líquida ou gasosa que fica retida na superfície de um sólido adsorvente. ...

Para que serve a adsorção?

A adsorção é um processo espontâneo que ocorre sempre que uma superfície de um sólido é exposta a um gás ou a um líquido. Mais precisamente, pode definir-se adsorção como o enriquecimento de um dado fluido, ou o aumento da densidade desse fluido, na vizinhança da interface.

O que é adsorção do solo?

O fenômeno de adsorção pode ser entendido como o acúmulo químico e/ou físico de uma substância ou material, por mecanismos químicos, na interface entre a superfície sólida e a solução.

O que é área superficial especifica qual a sua importância?

A análise da Área Superficial Específica é de suma importância no controle de qualidade de um produto. O estudo deste parâmetro mantém correlação direta com propriedades físicas fundamentais de tamanho de partículas, energia de superfície, e a uniformidade/porosidade do material.

O que é área superficial específica do solo?

RESUMO: A área superficial específica (ASE) é uma propriedade do solo que afeta vários processos e está intimamente ligada à textura. A determinação da ASE é pouco usual em estudos de física do solo comparada à determinação das frações granulométricas areia, silte e argila.

Como calcular área superficial específica?

Com isotermas de adsorção de N2 em regiões de baixa pressão, é possível calcular a área superficial específica de um sólido, conhecendo-se o volume do gás necessário para recobrir a superfície em monocamada e a área ocupada pela molécula do gás (Greeg & Sing, 1982).

Como calcular a superfície específica?

Superfície Específica

  1. A superfície específica dum determinado tipo de carga depende do tamanho das partículas constituintes. Como já se disse, as partículas reais que constituem as cargas não são esféricas nem se aproximam as mais das vezes da forma esférica. ...
  2. S (m2/g) = 6000/D.ρ
  3. Dcoc. = Σ D3 / Σ D2

Qual característica do solo é responsável pela maior parte de sua superfície específica?

Os colóides minerais e orgânicos são os responsáveis pela maior ou menor superfície específica apresentada pelo solo, os primeiros desses colóides representados pela fração argila.

Qual alternativa apresenta o solo com a maior superfície específica?

A textura (sinônimo de granulometria) refere-se a proporção de argila, silte, e areia do solo. Dessas frações a argila é a que possui maior superfície específica, por isso possui natureza coloidal e de alta retenção de cátions e de adsorção de fósforo.

Por que a Montmorilonita possui maior superfície específica que a caulinita?

Por outro lado, a superfície específica da montmorillonita é muito maior do que a da caulinita. A superfície específica é inversamente proporcional ao tamanho da partícula, e a caulinita é um dos maiores argilo-minerais.

Qual é a estrutura da Montmorilonita e da caulinita?

Estruturalmente é composto de uma camada central contendo alumínio e magnésio coordenados octaedricamente na forma de óxidos e hidróxidos. A dita camada central está rodeada por outras duas camadas. ... PROPRIEDADES GERAIS Categoria: minerais filossilicatos Fórmula Química: (Na,Ca)0,3(Al,Mg)2Si4O10(OH)2.

Como se dá a formação de cargas na Montmorilonita?

Já a montmorilonita (esmectita) normalmente é formada por uma ação mais intensa do intemperismo das micas e também da vermiculita (FASSBENDER, 1982; SHULZE, 1989; McBRIDE, 1994). ... A vermiculita com Al-hidroxi entre lamelas (VHE) é comumente encontrada em solos ácidos e intemperizados.

O que é CTC qual a sua importância para os solos?

A CTC determina como o seu solo deve ser gerenciado. Lembrando que, em geral, quanto maior a CTC do solo, melhor será sua fertilidade. Isso porque é maior a quantidade de cátions, como cálcio, magnésio, potássio, nutrientes essenciais para as plantas.

Qual a importância dos coloides do solo?

O estudo das cargas elétricas das partículas coloidais é de fundamental importância para o entendimento de diversos fenômenos físico-químicos que ocorrem nos solos, já que a maioria das reações eletroquímicas que influenciam sua fertilidade e a nutrição de plantas e que podem interferir em fenômenos relacionados ao seu ...

Qual a CTC ideal do solo?

Se a CTC for maior ou igual a 27 cmol kg-1 de argila o solo é de alta atividade coloidal, ou pedologicamente considerado como "Ta", se menor que 27 cmol kg-1 de argila o solo é de baixa atividade coloidal, ou pedologicamente considerado como "Tb".

Como aumentar a saturação de bases do solo?

Aumentar a Saturação de Ca e Mg pela Calagem. Existe uma maneira muito prática de saber como aumentar os teores de Ca e Mg pela utilização do calcário. À partir do teor de saturação de Ca e Mg da CTC a pH 7, nós podemos aumentar os teores destes nutrientes no solo.

O que é CTC efetiva do solo?

A CTC efetiva é obtida da soma dos cátions que efetivamente podem ser trocados no complexo de cargas. Os cátions que são somados para obtê-la são Ca2+, Mg2+, K+ e Al3+). Não inclui, portanto, o H+ que teoricamente compartilha elétrons com as cargas do solo e não são facilmente trocáveis.

O que é CTC e CTA do solo?

Sendo a CTC a sigla para capacidade de troca catiônica a CTA, por sua vez, refere-se à capacidade de troca aniônica. É para entender melhor as diferenças entre as duas é necessário ter em mente também o conceito de PCZ, ou em outras palavras o ponto de carga zero.

O que é V na análise de solo?

Percentagem por Saturação de Bases (V) O valor V nos dá uma idéia da percentagem dos pontos de troca de cátions que estão ocupados por bases. Ou seja, quanto por cento das cargas negativas estão ocupadas por K, Ca, Mg, Na, e passíveis de troca a pH 7,0 quando comparado com os pontos ocupados por (H+Al).

O que significa a percentagem de saturação por alumínio m %) do solo?

A percentagem de saturação por Al³+ nos dá uma referência da probabilidade de ocorrer toxidez de alumínio para as plantas. No que diz respeito à fertilidade do solo, o m% não deve ser superior a 10-20%, dependendo da cultura utilizada. Existem culturas que toleram uma maior saturação por alumínio.

O que significa a percentagem de saturação por bases V %) do solo?

V (%) = (SB x 100) / T Costuma-se dizer que o solo que apresentar a percentagem de saturação por bases (V%) maior que 50% é considerado um solo fértil. Solos com V menor que 50% seriam chamados de solos não férteis ou de baixa fertilidade. Os solos com V maior que 50% seriam chamados de "eutróficos" ou férteis.

O que é a saturação por bases?

Refere-se à proporção de cátions básicos trocáveis (taxa percentual, V% =100. S/T) em relação à capacidade de troca determinada a pH7. A expressão alta saturação se aplica a solos com saturação por bases igual ou superior a 50% (Eutrófico) e baixa saturação para valores inferiores a 50% (Distrófico).

Como calcular a saturação por bases?

Ca% = Ca ÷ CTC x 100. Assim é possível se calcular a saturação de todas as bases individualmente e expressa-las em porcentagem. As bases determinadas na análise do solo são cálcio, magnésio, potássio e sódio. Estas são expressas em porcentagem como índice de saturação.

Como calcular a soma de bases do solo?

A soma de bases trocáveis (SB) de um solo, argila ou húmus representa a soma dos teores de cátions permutáveis, exceto H+ e Al³+ (SB = Ca²+ + Mg²+ + K+).