EQST

Como Era A Economia E A Poltica No Perodo Feudal?

Como era a economia e a política no período feudal?

A economia feudal, inserida contexto do feudalismo, era uma economia agrária e de subsistência baseada na posse de terras (feudos). Lembre-se que o feudalismo foi uma organização econômica, política, social e cultural. Perdurou na Europa Ocidental entre os séculos V ao XV, durante o período denominado de Idade Média.

Qual era a base da economia do feudalismo?

Economia feudal: A economia feudal baseava-se principalmente na agricultura. Existiam moedas na Idade Média, porém eram pouco utilizadas. As trocas de produtos e mercadorias eram comuns na economia feudal. O feudo era a base econômica deste período, pois quem tinha a terra possuía mais poder.

Qual foi o auge do feudalismo?

O feudalismo viveu seu auge durante a Alta Idade Média, entre os séculos IX e XI, e se caracterizou pela descentralização política, e por isso se manifestou de forma diferente em cada região.

Que se refere a organização política do feudo?

A política feudal A política era marcadamente descentralizada, ou seja, cada senhor feudal tinha o comando de seu feudo como se fosse seu “pequeno país”. Isso era uma consequência do enfraquecimento do poder real, ocorrida a partir do século IX, na divisão do Império Carolíngio.

Quem tinha autoridade máxima dentro do feudo?

Em relação aos aspectos políticos, o monarca era a autoridade máxima e absoluta; no entanto, os senhores feudais detinham o poder militar, o judicial e o direito de cunhar suas próprias moedas, assim o monarca passou a ser apenas uma figura simbólica.

Como era o funcionamento de um feudo?

O feudo era cedido por um poderoso senhor a um nobre em troca de obrigações e serviços. Quem concedia a terra era o suserano e quem a recebia era o vassalo. O vassalo, por sua vez, podia ceder parte das terras recebidas a outro nobre, passando a ser, ao mesmo tempo, vassalo do primeiro senhor e suserano do segundo.

O que foi e como funcionava o feudalismo?

Feudalismo foi a estrutura da organização socioeconômica da Europa Centro-Ocidental durante a Idade Média. ... O feudo era formado geralmente pelo senhor feudal, por escravos (que eram minoritários à época) e por camponeses, livres ou em condição de servidão.

Como era viver dentro de um feudo?

A maioria da população feudal era composta por camponeses. Eles eram responsáveis pelo trabalho nas terras e pela produção agrícola. Na maioria dos casos, os camponeses trabalhavam em regime de servidão e se submetiam às exigências de um senhor feudal.

Como é formado o feudo?

Um feudo medieval (território), geralmente era constituído pelas seguintes instalações: castelo fortificado (residência do nobre e sua família), vila camponesa (residência dos servos), área de plantio, igreja ou capela, moinho, estábulo, celeiro, etc.

Como funcionam os feudos na Idade Média?

Portanto, na Idade Média, feudos eram todos os bens e tributos trocados entre nobres – incluindo aí as propriedades, que eram mais conhecidas como senhorios. ... Por exemplo, um nobre ganhava o título de senhor quando dava um pedaço das suas terras a outro nobre, chamado de vassalo.

Quem era o dono de um feudo?

A nobreza, formada pelos donos dos feudos ou senhores feudais, era a classe mais alta do feudalismo. Dona das grandes propriedades rurais, ela exercia poder absoluto sobre as demais classes. Dessa forma, a classe se dividia em suseranos, que eram os donos da terra, e vassalos, que eram os servos trabalhadores.

O que é feudo e como o feudo é dividido?

A divisão do feudo era em um sistema de três dimensões: manso senhorial, manso servil e manso comunal, sendo que o manso senhorial era a área com maior fortificação e defesas, onde vivia a família do senhor feudal.

Como se dividia o feudo e qual a função de cada uma de suas partes?

Cada feudo era dividido em 3 partes: Uma dessas partes se chamava Manso senhorial, que era onde ficavam os castelos dos Senhores Feudais. Outra Parte era o Manso Servil, que era onde os servos moravam e plantavam. A terceira parte era a terra comum tanto aos servos quanto aos senhores feudais.

Por que a Europa Dividiu-se em feudos?

era um acordo político, baseado na troca de favores entre os governos federal, estadual e municipal, para manter os que já estavam no poder.

Qual era a função de cada uma das partes do feudo?

Podemos explicar a função de cada uma das partes do feudo, a começar com o Senhor Feudal, que era o proprietário das terras, e tinha como função proteger os camponeses, coordenar as defesas e manter o funcionamento do seu feudo. ... Já os cavaleiros e nobres no geral - os cavaleiros eram os defensores, soldados dos feudos.

Qual era o tamanho de um feudo?

Não é possível avaliar com precisão o tamanho dos feudos, quando estes eram em terras mas estima-se que os menores tinham pelo menos 120 ou 150 hectares, algumas fontes citam que a Manor (território senhorial) possuía uma área que variava entre 1200 e 1800 acres (de 485 a 728 hectares).

Quais eram os grupos sociais que costumavam habitar um feudo?

Resposta. Explicação: Entre os grupos sociais que costumavam habitar um feudo, nós temos os vassalos (servos e/ou camponeses) e os suseranos (senhor feudal e sua família), sendo que os membros dessa família eram os nobres. Também era comum a presença de alguns clérigos nos feudos.

Quem era o maior suserano de todos?

  • uma das principais características do feudalismo era a divisão da sociedade naquela época, onde permanecia no topo o clero (igreja).
  • o maior suserano era o rei.