Instituto de Criminalística
Quem quer se tornar um investigador forense e perito criminal deve optar por seguir um dos dois caminhos abaixo:
Também conhecido como perito forense ou perito criminal, o cientista terá a função de coletar dados e evidências que ajudem a elucidar as situações de um crime. É necessário ter um olhar apurado para encontrar vestígios que podem estar escondidos e passariam facilmente despercebidos.
Forense é um termo relativo aos tribunais ou ao Direito. Na maior parte das vezes, o termo é de imediato relacionado com o desvendamento de crimes. ... Através da análise dos vestígios deixados na cena do crime, os peritos, especialistas nas mais diversas áreas, conseguem chegar a um criminoso.
Psicologia Forense é uma ligação da psicologia como campo do Direito. Esta ciência é importante para assegurar que as pessoas tenham os seus direitos garantidos. ... Através do uso de métodos e técnicas científicas e psicológicas, o psicólogo forense deve atuar na demanda judicial, sem emitir juízo de valor sobre ela.
Advogado forense é aquele que analisa de forma todas as provas e informações encontradas na cena do crime procurando preservar as evidências. Nos casos de grane repercussão nacional sempre contratam algum advogado forense.
No Recesso Forense também não ocorrerão publicações dos despachos, decisões e julgamentos (sentenças, decisões monocráticas e acórdãos), nem intimações de partes e de advogados. Os prazos dos processos ficarão suspensos no período e não haverá expediente forense fora do regime de plantão.