Resumen: A fístula gastro-gástrica (FGG) é uma comunicação anormal entre o reservatório gástrico e o estômago excluído. Esta complicação acontece geralmente no pós-operatório tardio do bypass gástrico, com incidências entre o 1,2-6%. Pode vir precedida pela presença de úlcera marginal.
Mas, afinal, quanto tempo depois da bariátrica posso comer churrasco? Geralmente, após um mês da realização da cirurgia bariátrica, quase todos os alimentos já foram introduzidos na alimentação diária. Por isso, o paciente já poderá consumir carnes, desde que pouco gordurosas.
Após a cirurgia bariátrica, independente do método cirúrgico, os níveis de grelina produzidos pelo estômago caem drasticamente e com isso a sensação de fome.
Dependendo da técnica utilizada para a cirurgia, o indivíduo poderá voltar a ter relações sexuais de duas a três semanas após o procedimento. Entretanto, como cada procedimento exige um tempo de recuperação específico, é importante consultar o médico responsável antes de retomar qualquer atividade.
Estes sintomas estão relacionados ao processo digestivo e ao consumo de alguns alimentos específicos (ovo, repolho, leite e derivados, brócolis, cebola, etc). Também pode estar relacionado a "pedra na vesícula ". Sugiro que consulte com um cirurgião e um nutricionista para uma melhor avaliação.
Isso porque é comum que o intestino funcione mais lentamente após uma cirurgia. O tipo de anestesia é um dos fatores que leva a essa alteração. Outro efeito comum em qualquer tipo de cirurgia é o surgimento de gases abdominais, levando também a um estofamento do estômago.
Como elimina-los? É muito comum ter gases após uma cirurgia abdominal, principalmente nos primeiros dias. Pode usar Luftal e procurar andar bastante, para auxiliar a eliminar os gases .
É permitido somente alternar o repouso com caminhadas curtas e leves, que podem ser benéficas para a eliminação de gases que se acumulam na região abdominal após esse tipo de cirurgia e que também auxiliam na circulação sanguínea, fundamental para a recuperação e bom funcionamento dos tecidos afetados pelo procedimento ...
O acúmulo de gases após alguns dias da cirurgia é principalmente por a paciente ficar muito em repouso. Se teu médico já te liberou para fazer atividades normais, faça algumas caminhadas e deve melhorar . Mas caso não melhore e também esteja sem evacuar, melhor retornar no cirurgião antes.