Habitat do mamute Encontrados principalmente em locais com baixa temperatura, pesquisadores relatam que os mamutes viveram nos continentes Europeu, Asiático, Africano e também na América do Norte, por volta de 10 mil a 20 mil anos atrás. A Sibéria foi o local que os mamutes sobreviveram até ficarem extintos.
Campanha “Ajude a preservar o peixe-boi marinho” volta a percorrer praias da Paraíba
O peixe-boi da Amazônia é considerado uma das espécies mais ameaçadas de extinção no Brasil. As principais ameaças ao peixe-boi são: a destruição do seu habitat e a liberação de mercúrio nos rios. A caça do peixe-boi é ilegal no Brasil. Porém, algumas populações ribeirinhas ainda realizam, para o consumo da carne.
O animal também é bastante vulnerável a doenças infecciosas, fator que o coloca em risco quando nada em águas contaminadas com efluentes industriais e lixo doméstico. Em contato com a poluição, a espécie pode até não ser intoxicada de imediato, mas viver em ambientes poluídos enfraquece seu sistema imunológico.
Sua reprodução está ligada ao período de chuvas, e a cópula e os nascimentos ocorrem nos meses em que a água dos rios começa a subir e a vegetação é abundante para garantir a saúde das fêmeas durante a gestação e a lactação. Cada gestação dura, em média, um ano, e a fêmea dá a luz a um filhote.
Herbívoro, o peixe-boi-da-amazônia se alimenta de capins flutuantes e tem papel fundamental na cadeia alimentar e no ecossistema aquático daquela região. Ele controla não só o crescimento dessas plantas, como também, com suas fezes e a própria urina, fertiliza as águas, contribuindo para a manutenção do ambiente.
Em ambiente natural se alimentam de capim, macrófitas e outras plantas aquáticas. No Aquário de São Paulo a dieta é composta de alface, escarola, couve, acelga, repolho, beterraba, cenoura, pepino, tomate, abóbora, capim, folha de cana, folhas de milho.
O peixe-boi-da-Amazônia é um mamífero herbívoro – ou seja, se alimenta apenas de algas, aguapés e capim aquático. Mas de plantinha em plantinha, o peixe-boi chega a pesar 300kg e a medir 2,5m. Ele se alimenta principalmente na época chuvosa, quando há mais disponibilidade de plantas.