O agente causador é a leptospira. Hepatite de origem parasitária: O mais frequente é causada pela toxoplasmose (protozoário) ou por filariose (parasita do sangue). Hepatite tóxica: Causada pela ingestão de diferentes tóxicos, também é muito incomum no gato, devido ao seu comportamento alimentar.
A tríade felina caracteriza-se pela associação de três enfermidades concomitantes, sendo a colangiohepatite, doença intestinal inflamatória e pancreatite, sua ocorrência pode-se relacionar à anatomia desta espécie.
Ambas são situações de emergência real, pois a função de filtração do rim para quando a urina não é expulsa. Rins que não funcionam representam uma insuficiência renal, situação que pode comprometer realmente a vida do gato. Assim, à mais mínima suspeita de disúria ou enurese, é necessário levar o gato ao veterinário.
De maneira geral, os chás (feitos a partir da Camellia sinensis) ou qualquer bebida com cafeína não devem ser ministrados aos cães e gatos, pois aumentam a frequência cardíaca e podem causar inúmeros problemas, entre eles, a intoxicação.
Gramíneas e brotos são as preferências de cães e gatos. O porquinho-da-índia gosta muito de trigo e de alface” afirma o especialista. Outra boa escolha é o quebra-pedra, muito utilizado em chá, recomendado aos animais que sofrem de problemas renais.