Normalmente, estas empresas se instalam nos países subdesenvolvidos, onde geram empregos para milhares de pessoas e contribuem para o crescimento econômico daquelas nações. Como exemplos de empresas transnacionais, podemos citar: Fiat (ramo automotivo); Ford (ramo automotivo);
Entre as principais representantes do Brasil no mercado internacional estão: Vale (mineração), Petrobras (petróleo e gás), Gerdau (aço), Embraer (aviação), Votorantim (diversificada), Camargo Corrêa (diversificada), Odebrecht (construção e petroquímica), Aracruz (celulose e papel), Tigre (construção), ALL (logística), ...
As empresas transnacionais, ou multinacionais, são um dos principais agentes da globalização, são as grandes responsáveis pelo fluxo de capitais produtivos, pela mundialização da produção.
Resposta. Resposta:A globalização possibilita que a população tenha mais opções de produtos no mercado para escolher, pois as vantagens desse processo estão relacionadas ao livre comércio. Além disso, quando a abertura comercial é maior, os preços tendem a ficar menores.
Podemos dizer que o início da Globalização desenvolveu-se nesse período por ter sido nessa época o período das grandes navegações, em que novas rotas para as Índias em busca de especiarias foram definidas, além da descoberta de novos territórios, entre eles, o Brasil.
Econômicas. A globalização se caracteriza pela união do mercado mundial através de blocos econômicos e a desaparição das fronteiras comerciais entre seus membros. Com isso, se verifica o aumento da concorrência econômica e do nível de competição, com a consequente exploração da mão de obra.
Observa-se uma grande troca de costumes, hábitos e mercadorias culturais. Os animes japoneses e os filmes de Hollywood, por exemplo, são assistidos em todo o mundo. A globalização é um processo de integração social, econômica e cultural entre as diferentes regiões do planeta.
São exemplos de globalização a produção de produtos manufaturados em um país ou região, de onde são então exportados para todo o globo, a existência de empresas multinacionais, que tem a sua sede administrativa em um país, unidades produtivas em outro e filiais em todo o mundo e os fenômenos culturais globais, como o k ...
A globalização é um termo que é usado para referir um processo de assimilação das políticas que são aceites universalmente em todo o mundo. A internacionalização refere-se a comercialização de produtos e serviços de um país para mercados externos.