A Zeolita é uma excelente mídia usada para livrar seu aquário da amônia e outros produtos químicos. Muitas pessoas até mesmo se perguntam se podem usar esse tipo de material o tempo todo dentro do aquário.
Propriedades de sorção da zeólita. A zeólita natural incha na água e pode, segundo a literatura agrícola, absorver até 70% do seu peso em água. Isso significa que a zeólita é capaz, por analogia com o carvão ativado, de reter certas substâncias. Há discussões constantes entre os aquaristas sobre as propriedades de sorção das zeólitas. Muitos dos quais se resumem ao fato de que a zeólita é um sorvente ruim. Mas! Se você se aprofundar na essência do zeólito, sua vantagem não é de forma alguma “sorção mecânica”. Abaixo estão os estudos de laboratório sobre esta questão.
De fato, o mesmo se aplica à “simbiose da zeólita com as plantas do aquário”. A zeólita atua como um amortecedor de macro e micro elementos úteis que são consumidos pelas plantas. Vamos dar uma olhada no que acontece quando um pedaço de zeólita é adicionado ao solo. Primeiro, o zeólito assume os íons de amônio. Em segundo lugar, como já foi escrito, troca com cátions metálicos, que são microelementos necessários para as plantas (Fe, Zn, Cu, Mn, Mo, Co). Em terceiro lugar, eles próprios liberam substâncias seletivamente na água (composição zeólita: Al2O3 - 12,9-13,2%; SiO2 - 66,2-78,3%; PARA2O - 4,0-4,8%; N / D2O - 1,8-2,2%; CaO - 1,8-2,4%; Fe2O3 - 0,8-1,2%; V - 0,0003%; Mn - 0,001%; Cu - 0,001%; Ser - 0,001%; Rb - 0,001%; As - 0,03% ;).
O zeólito é geralmente fornecido de uma forma semelhante ao meio de carbono e é colocado num saco dentro do filtro. Pode ser adquirido em massa solta ou já medido em sacos de mídia. Em um filtro de canister , o zeólito deve ser colocado entre a espuma ou o meio mecânico, e os anéis ou meios biológicos.
É muito importante entender que a Zeolita não elimina todas as toxinas indesejáveis do aquário. Além disso, é bom saber que ela também não funciona para sempre, não se ficar dentro do aquário o tempo todo. Na verdade, ela satura de forma bastante rápida, tornando-a um agente redundante para o seu aquário.
A Zeolita pode ficar saturada e não surtir efeito em um mês ou até menos. Portanto, surge a necessidade de substitui-la ou reutilizá-la. Se o seu aquário estiver com picos muito altos de amônia, a zeolita pode se esgotar em duas semanas ou menos.
Com níveis elevados de amônia, você terá que testar a água com frequência e continuar substituindo a zeolita conforme necessário para obter os resultados desejados. Depois que você conseguir se livrar da amônia, pode removê-la do aquário!
Qualidade da água do aquário: ciclo do nitrogênio. Departamento de Agricultura e Serviços ao Consumidor da Flórida
No entanto, a Zeolita não deve ser usada por longos períodos. Esse material pode tirar a amônia por um mês ou mais antes que se esgote!
Para saber um pouco mais sobre a Zeolita, continue lendo esse artigo!
Uma alternativa mais rápida é cozê-lo em um forno por meia hora a uma hora a 350 graus para secá-lo. A vantagem da secagem ao sol é que o zeólito pode ser deixado em sua embalagem original, o que muitas vezes não é seguro submeter a altas temperaturas. Obviamente, dada a quantidade de tempo que o processo de recarga leva, muitos não sentem que o esforço vale a pena para pequenas quantidades de zeólito.
Essa é toda a verdade sobre o uso de zeólita no aquário! Agora você pode comprá-lo e usá-lo para suas necessidades de aquário com pleno conhecimento do assunto. Qual celite podemos recomendar a você? A questão é muito, muito complicada, porque. não conhecemos a fundo a composição das zeólitas de diferentes fabricantes. Portanto, recomendamos o zeólito com base no preço. As zeólitas burguesas são caras devido à logística, as nossas são várias vezes mais baratas. Portanto, preste atenção a eles, por exemplo, a um balde de zeólita do doméstico Brenba Prime. Preço para um balde de litro ~ 150 rublos.
No entanto, nem todo o zeólito é criado da mesma forma. A forma como o zeólito foi formado tem impacto na sua composição e, consequentemente, nas aplicações para as quais é mais adequado. A Clinoptilolite, ou Clino, é uma forma natural de zeólito que tem uma afinidade particularmente elevada com o amoníaco, o que a torna um material de suporte desejável. Para além das várias formas naturais de zeólito, existem agora formas de zeólito criadas artificialmente que diferem das formas naturais na sua composição.
Nota: Realize esse procedimento se você souber muito bem o que está fazendo, caso contrário, peça ajuda para alguém te orientar sobre o uso do forno!
Entretanto, o benefício de deixar a Zeolita secando ao sol é que você pode deixá-la em sua embalagem original. Nunca coloque a embalagem que vêm com ela dentro do forno!
4. Em fazendas de estufa, o uso de um substrato de zeólita (uma mistura de turfa e zeólita) aumenta o rendimento de vegetais em até 60%, aumenta o teor de vitaminas em até 70%.
As opiniões sobre esse assunto podem divergir um pouco, mas há um consenso de que você só deve usar a zeolita caso esteja enfrentando problemas com picos de amônia. Isso quer dizer que você pode utilizá-la quando há peixes em um aquário que está em processo de Ciclagem ou quando as bactérias benéficas morreram, como um pequeno desastre com um filtro estragado, por exemplo.
Se resumirmos ao mínimo o conceito de zeólitas, podemos dizer que as zeólitas são um grande grupo de minerais semelhantes em composição e propriedades, aluminossilicatos aquosos de cálcio e sódio da subclasse de silicatos de estrutura, com brilho vítreo ou perolado, conhecidos por sua capacidade de retribuir e novamente absorver água dependendo da temperatura e umidade. Outra propriedade importante das zeólitas é capacidade de troca iônica - são capazes de liberar e reabsorver seletivamente várias substâncias, bem como trocar cátions.
Em quarto lugar, ainda vale a pena entender que a zeólita não é o Rei e Deus. Na verdade, a capacidade de troca iônica, ou como também é chamado pelos nossos aquaristas - CEC (Cation Exchange Capacity), embora em russo soa Catation Exchange Capacity - CFU =) ... não só as zeólitas têm. A mesma turfa, vermicomposto e outros humates o possuem. O único mas - eles são esgotáveis: são consumidos pelas plantas, diminuem e, consequentemente, a capacidade de troca iônica desaparece. Zeolite - monlite fica no chão e não desaparece em nenhum lugar. Ou seja, é um trocador de íons constante e estável!
Quando escolher zeólito para o seu aquário, seleccione um que esteja rotulado especificamente para uso em aquários. Por exemplo, a maior parte da areia para gatos contém zeólito. Não está formulada para uso em aquário e não é recomendada. Existe zeólito formulado especificamente para aquários de água doce, bem como para aquários de água doce e salgada. Qualquer uma das fórmulas é adequada para aquários de água doce. Existem também algumas fórmulas disponíveis que combinam carvão ativado e zeólito, uma combinação que se adequa bem a um aquário recentemente instalado que esteja a sofrer um pico severo de amónia.
Então, NH4, NO2, NO3 são venenos, venenos terríveis, esta é a causa raiz de todos os problemas e infortúnios do aquário: doenças, a morte de peixes e outros hidrobiontes, a causa raiz dos surtos de algas. Concentrações permitidas no aquário: NH4 - 0, NO2 - 0, NO3 até 50. Em um aquário estável, onde o bioequilíbrio não há problemas com compostos nitrogenados. Mas, muitas vezes, os iniciantes têm problemas com isso devido ao cuidado inadequado e superlotação do aquário, por outros motivos.
Do exposto, podemos concluir que a zeólita é um sorvente e um trocador de íons. E também o que é importante é a natureza do zeólito. Existem cerca de 50 tipos de zeólitas naturais e mais de 150 tipos de zeólitas sintetizadas artificialmente. Vamos pular em frente e dizer que a clinoptilolita é a zeólita natural que é melhor usada no comércio de aquários.
Forma de uso
O Nitrito(NO2–) é o resultado da oxidação da amônia pelas bactérias nitrificantes e é o antecessor do nitrato. O nitrito é menos tóxico que a amônia, mas não deixa de ser tóxico.
O AF Nitrate TestPro é desenhado para medir rapidamente o valor de nitratos num aquário marinho. O nitrato presente na água é o resultado final da filtração biológica e em concentrações altas causa o crescimento de algas indesejadas. O nível de Nitrato num aquário marinho deverá ser entre 2 e 5 mg/l.
Existem produtos no mercado que removem instantaneamente a amônia dos aquários através de reações químicas como o Condicionador de Água da Aquários Sobrinho e o Prime da Seachem e também através de adsorção como zeolita e a purigen.
Qual o parâmetro ideal da amônia? O parâmetro ideal é zero, sendo que até 0,1 ppm (parte por milhão, o mesmo que miligramas por litro) é tolerável, acima disso começa a intoxicar os peixes. Os fatores que podem provocar aumento de amônia são a filtragem inadequada, excesso de ração e superpopulação.
Como é feito o teste: em lojas especializadas, como a Petz, é possível encontrar um medidor de pH e cloro. Com ele, basta colocar um pouco da água do aquário em um tubo de ensaio, adicionar o reagente de pH e esperar. O resultado é mostrado por meio da colorimetria. Caso seja necessário corrigir, utilize um corretivo.
Como saber se o pH da água está adequado O primeiro passo é encher o tubo medidor com água da piscina e, em seguida, pingar ali algumas gotas do reagente. Por fim, balançar o tubo para que se misturem e, então, observar o resultado na escala de cores e números. Como falamos, o resultado ideal é entre 7,2 e 7,6.