O termo floricultura designa um ramo da horticultura focado no cultivo de plantas floríferas e ornamentais de forma industrializada, destinadas a jardins e ao comércio.
Algumas dessas medidas são: Adquirir sementes e mudas de qualidade. As sementes e mudas devem apresentar alto padrão de qualidade, ser vigorosas, não podem apresentar qualquer sintoma de ataque de praga ou doença, e devem ser adquiridas de empresas idôneas e certificadas.
A planta conhecida popularmente como Maria-Sem-Vergonha ou Beijinho é uma espécie de flor popular, chamada de Vinca de Madagascar, presente também em diversos países ao redor do mundo. Seu nome científico é Catharanthus Roseus e sua adaptação no Brasil foi fácil o que facilita a floração constante.
Para a plantação de flores é necessário adquirir uma estufa, equipamentos para irrigação, máquina agrícola para desinfecção de solo, tela plástica para sombreamento, caixas, embalagem plástica para muda, podador motorizado, pás, arado de disco, enxadas, enxada rotativa.
Plantar as flores Encha o buraco com água e espere que a terra a absorva, depois coloque a flor dentro do mesmo. Volte a encher o buraco com água e comece a cobri-lo com terra até chegar ao topo do buraco. Repita para todas as flores que plantar e, no final, regue todo o jardim e admire o seu trabalho!
Você pode criar um viveiro diverso para hortaliças, temperos e ervas medicinais. Selecione garrafas PET menores, como as de água, por exemplo, e corte-as pela metade. Depois, realize alguns furinhos no fundo e laterais. O segredo para o solo é preencher com terra misturada com um pouquinho de areia (proporção de 1:3).
Separe garrafas pet e lave-as bem e seque mantendo a tampa na garrafa. Com qualquer instrumento cortante, de preferência uma faca, corte-a lateralmente. O recorte precisa ser do tamanho suficiente para você poder colocar a terra adubada, plantar a muda e depois colhê-la.
Por isso, selecionamos ideias criativas e maneiras simples de reutilizar a garrafa PET, confira a seguir:
Nesses casos, basta dar um nó na altura em que a garrafa deverá ficar. Com as garrafas devidamente presas e alinhadas, basta colocar a terra, a semente e cuidar para que as plantas cresçam saudáveis. Clique aqui para ver outras ideias de como podem ser feitos os jardins verticais.
Faça um furo na tampinha da garrafa pet para prender o gancho e arame com parafuso e arruela. Prenda o tubo de ¾ na boca da garrafa cortada. Passe o tubo de 1 polegada por cima. Como o gancho do balancinho precisa ser furado para passar arames, é necessário fazer os cortes conforme imagem abaixo.
Passo a passo: como fazer cerca de madeira
Uma linha baixa de plantas duras pode se tornar uma cerca fantasticamente decorativa para um canteiro de flores. Selecione para tais plantas de plantio deve ser especialmente cuidadoso: eles devem ser bem adaptados para a formação da coroa, fornecer um revestimento denso e resistir a ervas daninhas.
Como fazer o cercamento de uma horta Normalmente, as cercas podem ser feitas com madeira, bambu, tela ondulada, arame, grades, entre outros materiais. Uma das vantagens é que existem lojas especializadas, como a Pantelas, que possuem telas para horta que são muito simples de instalar e vem praticamente prontas.
23 ideias de cercas feitas com materiais baratos para o seu...
Como Fazer:
Construção do canteiro Construa a estrutura com profundidade de 25 a 30 cm, proporcionando solo o suficiente para as raízes das flores. Apesar de você poder colocar o solo diretamente sobre o chão de cimento, a drenagem é insuficiente e as plantas podem sofrer com o solo encharcado.
CANTEIRO - prepare o canteiro oito dias antes de iniciar o plantio, em local ventilado e com terreno bem drenado e incidência direta de sol o dia todo ou, no mínimo, seis horas. Para preparar a terra, use 10 litros de terra vegetal natural e 10 litros de esterco curtido de gado ou cavalo no mínimo por 60 dias.
Formação do Canteiro No plantio direto no chão, a terra deve ser revolvida e deve-se misturar nela os nutrientes e o composto orgânico. No canteiro alto, a instalação é acima do solo, bastando-se a estruturação da parede do canteiro e a adição de um produto pronto para a horta.
6 dicas brilhantes para fazer um canteiro elevado
Coloque a mistura de terra dentro do canteiro cavado, mexa bem para que fique fofo. Deixe a terra descansando por uma semana antes de fazer o plantio. Depois é só plantar, regar e cultivar seu lindo canteiro. Agora que já sabe o básico, é hora de se inspirar com lindos modelos de canteiros de plantas de vários estilos.
Plantas para jardim vertical: samambaias, orquídeas (espécies de sol), aspargo pendente, russélia, barba-de-serpente; Plantas para canteiros: palmeias, ave-do-paraíso, filodendro, hortênsia, agapanto, camarão amarelo, buxinho ornamental.
Confira o passo a passo:
A dica é cavar um buraco no solo de aproximadamente 60 cm de profundidade, enchê-lo com água e deixar por cerca de quatro horas. Se a cavidade ainda não estiver seca depois desse tempo, é sinal de que a drenagem é necessária.
Os drenos colocados no solo consistem em tubos especializados, valas ou fossos especializados para drenar. O processo de drenagem consiste no processo de escoar e “enxugar” a água de terrenos agrícolas encharcados ou alagados bem como outro tipo de terrenos que tenham excesso de água.
A camada de drenagem é fundamental para garantir que as raízes das plantas não apodreçam. Depois, faça uma base de argila expandida ou brita, itens essenciais para a drenagem, cobrindo todo o fundo do vaso. Adicione uma manta bidim, que permite o escoamento da água e retém os nutrientes necessários.