EQST

O Que Uma Teoria Cognitiva?

O que é uma teoria cognitiva?

A Teoria cognitiva surgiu nos Estados Unidos entre as décadas de 1950 e 1960 como uma forma de crítica ao Comportamentalismo, que postulava, em linhas gerais, a aprendizagem como resultado do condicionamento de indivíduos quando expostos a uma situação de estímulo e resposta.

Como as teorias cognitivas compreendem a aprendizagem?

De acordo com Piaget, a aprendizagem se configura quando há acomodação. “A mente, sendo uma estrutura (cognitiva) tende a funcionar em equilíbrio, o que aumenta seu grau de organização interna e de adaptação ao meio.

Quais são as teorias cognitivas?

Para explicar como as pessoas aprendem, as teorias cognitivas usam conceitos como atenção, percepção, memória de curto e longo prazo, modelo de memória de dois armazenamentos, níveis de profundidade de processamento e nível de ativação [3].

O que é abordagem cognitivista na educação?

Desta forma podemos assim dizer que a abordagem cognitivista implica em estudar a aprendizagem como sendo mais um produto do ambiente, seu ponto fundamental de ensino consiste em processos empiricos e não em produtos de aprendizagem formulados a partir de uma reflexão teórica.

O que é a educação interacionista?

A metodologia interacionista defende que fatores orgânicos e ambientais exercem influência no processo de desenvolvimento dos seres humanos, inclusive em sua formação educacional. ...

O que é um ser interacionista?

Interacionismo é a interação entre o indivíduo e a cultura, onde, para "Vygotsky", é fundamental que o indivíduo se insira em determinado meio cultural para que aconteçam mudanças no seu desenvolvimento.

O que é concepção interacionista da linguagem?

A teoria interacionista defende que a aquisição da linguagem provém da interação do programa mental do aprendiz com a linguagem realizada pelo aprendiz e um interlocutor. ... Trocar experiências de mundo é uma maneira de manobra tática e deve ser analisada como um modo explícito de interação.

Porque na teoria sócio interacionista a língua é considerada um meio de interação social?

E de acordo com Vygotsky (1998) a linguagem é o espaço de interação e consequentemente a interação é o próprio processo de aprendizagem, o que favorece a aprendizagem comunicativa, pois a atividade de discussão estimulará o desenvolvimento oral do aluno.

Como elaborar uma proposta didática?

Para que essa sistemática seja efetiva e entregue seu completo valor, é indicado respeitar e seguir os seguintes passos:

  1. 1º) Apresentação da proposta aos alunos. ...
  2. 2º) Definição dos objetivos. ...
  3. 3º) Definição da sequência. ...
  4. 4º) Produção final.

Como elaborar uma proposta curricular?

A Proposta Pedagógica Curricular é composta dos seguintes elementos: • Calendário escolar; • Matriz curricular; • Ementa de conteúdos; • Metodologia de ensino; • Carga horária de cada curso; • Planos de curso; • Planos de estágio; • Ambientes, espaços materiais a serem utilizados para implementação da proposta ...

O que é uma proposta curricular?

O que é a Proposta Pedagógica Curricular (PPC)? É o documento da instituição de ensino que fundamenta e sistematiza a organização do conhecimento no currículo. ... Assim, a base para a elaboração da PPC é a Matriz Curricular, com sua parte de Base Nacional Comum e de Parte Diversificada e/ou Flexível.

Quais são as propostas curriculares?

A Proposta Curricular está estruturada em dois tópicos: no primeiro tópico, abordam-se os “Fundamentos Teórico-Metodológicos da Concepção Pedagógica Histórico-Crítica”, sendo que o primeiro texto deste tópico diz respeito aos “Fundamentos Filosóficos e Pedagógicos”, os quais explicitam a concepção de homem, sociedade, ...

Qual a finalidade de uma proposta curricular?

Este documento deve constituir-se em subsídio à elaboração de projetos e propostas curriculares a serem desenvolvidos por organizações governamentais e não-governamentais, adaptados às realidades locais e necessidades específicas.