Este artigo ou secção não cita fontes confiáveis e independentes. Ajude a inserir referências. A veia poplítea tem uma trajetória ao lado da artéria poplítea e carrega sangue da articulação do joelho e músculos na coxa e da porção posterior da panturrilha em direção ao coração.
A artéria poplítea, encontrada na parte de trás do joelho e é responsável pela circulação na parte inferior das pernas. Assim como outras artérias do nosso corpo, pode sofrer um quadro de dilatação patológica, conhecida como aneurisma.
A trombose ocorre quando há formação de um coágulo sanguíneo em uma ou mais veias grandes das pernas e das coxas. Esse coágulo bloqueia o fluxo de sangue e causa inchaço e dor na região. O problema maior é quando um coágulo se desprende e se movimenta na corrente sanguínea, em um processo chamado de embolia.
Em geral, depois da fase aguda, a maioria dos pacientes que tiveram trombose se beneficiam da atividade física. Musculação, caminhada, natação, ou outra atividade que seja do seu agrado é sempre bem-vinda, pois durante o exercício físico, as contrações musculares ajudam o funcionamento das veias.
Segundo ela, o controle da trombose pode ser feito a partir do consumo de frutas, verduras, legumes, grãos integrais e carnes magras – alimentos que restituem o bom funcionamento do organismo.
Posso comer qualquer tipo de legumes e fígado de boi ? Olá. Como você faz uso de Marevan, deve comer com restrição e muita moderação alimentos ricos em vitamina K, que são basicamente as verduras e legumes verdes, como alface, agrião, rúcula, espinafre entre outras nesse sentido.
Quanto aos alimentos ( e também alguns medicamentos), deve-se evitar o uso dos que contenham vitamina K pois estes inibem sua ação. Assim evitar as folhas verdes. O figado de boi, apesar de conter menor quantidade de vitamina K, também deve ser evitado ( reduz o efeito do Marevan).
Os anti coagulantes evitam de um modo geral os processos trombo-embólicos mas por falha no uso ou por uma resposta individual ao tratamento, pode vir a ter novo episódio.
Isso porque a ação do remédio sofre maior influência de alimentação e outras medicações. A interpretação básica do exame: se entre 2-3 significa que o remédio está em nível adequado. Abaixo de 2 há risco maior de trombose. Acima de 3 há risco maior de sangramento.