Como identificar se uma criança tem vitiligo? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
O sintoma é o aparecimento de manchas mais claras que o tom de pele do paciente ou desenhos sem pigmentação. — Nos momentos iniciais, pode ser difícil, até mesmo para os médicos, identificar a doença. Mas, a partir do momento em que o vitiligo se expande um pouco, o diagnóstico fica mais evidente — diz Azulay.
Como inicia o vitiligo?
O vitiligo é uma doença caracterizada por manchas brancas na pele e nas mucosas. Elas surgem após o desaparecimento de células chamadas melanócitos, que produzem a melanina (substância que dá “cor” à nossa pele).
Como tratar vitiligo em criança?
“Nas crianças, geralmente usamos ou os corticosteróides tópicos ou imunomoduladores tópicos, mas todos esses medicamentos devem ser administrados com muito cuidado, devido a seus efeitos colaterais sobre a pele, principalmente em relação ao surgimento de atrofia ou estrias”, afirma o médico.
Qual a probabilidade do meu filho ter vitiligo?
Daniela também destaca que, assim como qualquer doença genética, não necessariamente o filho vai herdar se um dos pais tiver. Portanto, a atenção em relação aos filhos de pacientes deve existir, mas sem uma preocupação exagerada.
Qual idade começa vitiligo?
Os sintomas de vitiligo são mais frequentes antes dos 20 anos, mas podem surgir em qualquer idade e em qualquer tipo de pele, embora seja mais frequente em pessoas de pele mais escura.
Qual o melhor tratamento para o vitiligo?
Pacientes devem evitar fatores que possam precipitar o aparecimento de novas lesões ou acentuar as já existentes, como usar roupas apertadas, ou que provoquem atrito ou pressão sobre a pele, e diminuir a exposição solar. Controlar o estresse é outra medida bem-vinda.