Suas peças, de caráter popular, possuem um forte teor satírico. Nas obras mais emblemáticas, ele critica os costumes da sociedade portuguesa, tecendo um fiel retrato de sua época. Além do caráter satírico, o conteúdo das obras apresentava um teor moralizante, repleto de humor. Saiba mais sobre o Teatro Vicentino.
Gil Vicente criticava principalmente a Igreja Católica que, na época apresentava maus costumes; casamento de padres, venda de bens sagrados, etc. O Auto da Barca do Inferno é uma obra que mostra exatamente isso na figura do padre que vai de encontro à Morte ao lado de sua "amante".
Ele introduziu o uso do cenário e palco no teatro e escrevia grandes dramaturgias que eram encenadas inclusive para rainhas. Suas peças possuíam muitas sátiras e críticas à sociedade portuguesa. Com humor, expressava um conteúdo moral para seu público.
Verificado por especialistas Com o fim do Sacro-Império Romano Germânico e o surgimento dos feudos, a Igreja Católica já era considerada a religião oficial em muitos territórios, encontrava-se em acenção. Por ser possuidora de terras, encontrou terreno fértil para seu crescimento enquanto Estado e controladora social.
Na Idade Média a Igreja Católica tinha muita influencia sobre as pessoas que a frequentavam, ela falava sobre o dízimo e as pessoas faziam, ela ganhava dinheiro e terra dos 'servos' (crentes), ela fazia Igrejas imensas e tenebrosas, para demostrar o tamanho do seu poder, sempre apontando para o céu ela falava que era ' ...
Resposta. era de que era preciso que existisse uma classe baixa para que pudesse conscientizar ou "amolecer o coração" da classe alta ensinando assim a caridade.
O pensamento medieval era controlado pela Igreja Católica que desde a queda do Império Romano ganhou mais e mais poder. ... Igreja Católica A Igreja Católica era formadora das ideias, tinha um grande poder de influência, na Idade Média ela conquistou e manteve esse poder.