As áreas marginais inundadas periodicamente pelas águas de rios, lagos, igarapés, paranás e furos é que iremos denominar de terreno de várzea. A várzea é um fenômeno natural que sofre influência de fatores hidrográficos, climáticos, edáficos e florísticos.
Portanto, a ocupação de áreas de várzea é um problema ambiental, pois estão sujeitas a inundações. Em áreas urbanas, os cursos d'água acabam sendo incorporados à paisagem como elementos isolados do contato humano e sem vida aquática.
O futebol, no Brasil, surgiu com o futebol de várzea, quando os campos ainda não eram regulamentados nem tinham algumas regras, como escanteio ou tiro de meta. Jogado geralmente em terra batida, eles se localizavam às margens do rio Tietê, por isso campo de várzea.
O futebol de várzea não é profissional, é apenas entre amigos e parentes. Já o futebol de campo é profissional, tem copas, ligas, campeonatos, entre outros.
O futebol de várzea surgiu a partir da prática do esporte bretão em campos feitos na várzea às margens do rio Tietê, e do atual parque S. Pedro, antes mesmo de haver profissionalismo no Brasil. A organização desta prática amadora fez surgir os primeiros times, também conhecidos como clubes de várzea.
O termo futebol de várzea é por vezes usado como uma versão paulista do termo pelada, ainda que a pelada seja mais ampla, podendo abranger também partidas informais, no campo, futebol society, futebol de salão, futebol de areia e futebol de rua, enquanto o futebol de várzea é mais direcionado ao futebol de onze ...
O futsal, também chamado de futebol de salão, é um esporte coletivo semelhante ao futebol de campo, porém possui suas peculiaridades. Ainda que sejam semelhantes, o futsal possui regras específicas e diferencia-se, por exemplo, pelo número de jogadores e as dimensões do espaço de jogo.