O continente gelado localizado ao redor do Polo Sul se chama Antártida ou Antártica? ... Acontece que, atualmente, ambas as formas são aceitas: Antártida e Antártica, e alguns estudiosos acreditam que Antártica seja o mais correto, pois viria do grego Antarktikós, que quer dizer “anti-Ártico”, “do outro lado do Ártico”.
Hoje ficou assim: alguns estudiosos acham "Antártica" mais correto, porque surgiu de um termo grego que quer dizer "anti-ártico", ou "do outro lado do ártico". Como o Ártico é no Pólo Norte do nosso planeta, o anti-ártico é no Pólo Sul. E assim ficou Antártico.
Tradicionalmente, Antártida é o substantivo próprio que indica o nome do continente austral: A Antártida fica no Polo Sul. A palavra antártica não é usada como substantivo para indicar o nome do continente, mas sim como adjetivo. Sendo a forma feminina do adjetivo antártico, deverá ser escrita com inicial minúscula.
Significado de Antártico adjetivo Que se opõe ao ártico; relativo às regiões do pólo Sul; austral. Meridional.
A Antártida ou Antártica corresponde a região mais sul do planeta, ao contrário do ártico que representa a porção mais setentrional (norte) da Terra.
O topônimo Antártica tem sua origem no latim tardio antarctĭcus que, por sua vez, deriva do grego antigo ανταρκτικός, que significa, literalmente, "oposto ao Ártico" (antiártico).
O Tratado da Antártida é o documento assinado em 1 de dezembro de 1959 pelos países que reclamavam a posse de partes continentais da Antártida, em que se comprometem a suspender suas pretensões por período indefinido, permitindo a liberdade de exploração científica do continente, em regime de cooperação internacional.
Resposta: O Brasil faz parte de um seleto grupo de 29 países que possuem estações científicas na Antártica. Esta presença é muito importante porque de acordo com o tratado antártico, só quem desenvolve pesquisas na região poderá definir o futuro do continente gelado.
Existe apenas uma uma base do Brasil na antártica, ela pertence ao PROANTAR, programa antártico Brasileiro, esse programa é de grande importância para o Brasil, já que a Antártica é um território pouco explorado e poucos países podem fazer suas bases lá.
Explicação: Atualmente sete países reivindicam soberania na Antártida: Argentina, Austrália, Chile, França, Noruega, Nova Zelândia e Grã Bretanha. Essas reivindicações não são reconhecidas pela ONU, embora sejam mencionadas no Tratado. Não é em vão que o Reino Unido está nas Malvinas, próximo ao continente gelado.
4) Importância científica Uma ampla variedade de pesquisas científicas está em andamento na Antártida. Sendo assim, manter uma base no continente gelado é importante para realizar pesquisas em condições extremas e entender melhor o funcionamento do planeta.
Resposta. Atualmente sete países reivindicam soberania na Antártida: Argentina, Austrália, Chile, França, Noruega, Nova Zelândia e Grã Bretanha. Essas reivindicações não são reconhecidas pela ONU, embora sejam mencionadas no Tratado. Não é em vão que o Reino Unido está nas Malvinas, próximo ao continente gelado.