R$ 4.
Auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental, subsidiar os mecanismos de responsabilização por ...
A atividade de auditoria interna é exercida por: Um funcionário da própria organização; Um auditor independente; Um profissional com conhecimento contábil; Qualquer profissional com qualificação adequada; Um servidor público com registro no Conselho Regional de Contabilidade.
A auditoria operacional avalia se há alguma inconformidade que poderia gerar glosa. Com esse objetivo, é feita uma retrospectiva passando pelo diagnóstico, tratamentos, exames, taxas e materiais consumidos pelo paciente.
A auditoria concorrente é um tipo de auditoria operacional que ocorre durante o atendimento do paciente em um determinado hospital, clínica ou em casa. Tem como principal finalidade avaliar a qualidade do serviço prestado pela instituição de saúde e corrigir potenciais falhas desse atendimento.
A auditoria analítica é, no processo geral de auditoria, o conjunto de ati- vidades desenvolvidas preferencialmente por equipe multidisciplinar, visando aprofundar as análises no sistema de atenção à saúde, a partir de situações encontradas na auditoria operacional ou decorrentes do impacto diferente do estabelecido no ...
A auditoria em sistemas de saúde tem a função de analisar se a gestão e procedimentos realizados em uma instituição de saúde estão em conformidade com objetivos da organização, legislação, normas regulatórias e serviços de saúde prestados ao paciente, considerando os protocolos assistenciais e as boas práticas médico- ...
A auditoria em saúde, entre outros conceitos, é a avaliação sistemática da qualidade da assistência ao cliente (PAIM; CICONELLI, 2007). ... A auditoria em saúde pode ser desenvolvida em vários setores da saúde e por diferentes profissionais. Destacam-se entre eles a auditoria médica e a auditoria em enfermagem.
A operacionalização da auditoria na forma concorrente nos hospitais proporciona que o auditor esteja in locona unidade de atendimento do paciente e em contato com a equipe de enfermagem, visualizan- do divergências nas anotações, sanando dúvidas dos profissionais e visitando o paciente quando necessá- rio.
A Auditoria de Enfermagem in loco é uma ferramenta que mensura a qualidade da assistência prestada ao paciente, sugerindo medidas corretivas e preventivas nos procedimentos realizados pela equipe, norteando e conscientizando para o bom uso dos materiais e medicamentos, prevenindo perdas e reduzindo custos, alertando ...
No âmbito desta Secretaria de Auditoria Interna, considera-se auditoria preventiva o processo de avaliação objetivo, sistemático e independente de contratações ainda em fase de elaboração, como, por exemplo, procedimentos licitatórios ainda não realizados ou de uma contratação direta ainda em curso.
Para melhor gerir os recursos organizacionais, o auditor faz uma comparação com os indicadores gerenciais da instituição em que está e outras do mercado. Na auditoria analítica, é imprescindível que os auditores possuam conhecimentos relacionados aos indicadores administrativos e de saúde.
A auditoria do SUS é um dos instrumentos de controle interno que tem a finalidade de contribuir com a gestão por meio da análise dos resultados das ações e serviços públicos de saúde. Esta auditoria visa contribuir para ga- rantia do acesso oportuno e da qualidade da atenção ofe- recida aos cidadãos.
A gestão da qualidade na saúde depende da melhoria contínua dos processos para garantir os padrões de excelência definidos pelos órgãos reguladores, além de ofertar condições qualificadas de assistência ao paciente para maior aceitabilidade dos serviços prestados.
A qualidade da assistência em saúde é um elemento diferenciador no processo de atender às expectativas dos diversos clientes, devendo ser avaliada por um conjunto de fatores que envolvem elementos individuais e coletivos no estabelecimento de conformidades ou adequações pré-estabelecidas por um grupo social e não ...
A qualidade de um produto, refere-se às características que o compõem e que o tornam capaz de satisfazer as necessidades do cliente.