Estrofe é definida, na poesia moderna, como cada uma das seções que constituem um poema, ou seja cada agrupamento de versos, rimados ou não, com unidade de conteúdo e de ritmo. Apresentada geralmente como sinónimo de estância, difere desta quanto ao grau da referida unidade.
b) Terceto: é a estrofe que possui três versos. Mas que seja infinito enquanto dure. Note que as duas últimas estrofes do conhecido poema de Vinicius de Moraes são compostas por três versos, e cada uma delas possui um arranjo rítmico do tipo abc-bca.
9 sílabas: verso eneassílabo. 10 sílabas: verso decassílabo. 11 sílabas: verso hendecassílabo. 12 sílabas: verso duodecassílabo, mas conhecido como Alexandrino.
Heptassílabo: verso com sete sílabas poéticas. Octossílabo: verso com oito sílabas poéticas. Eneassílabo: verso com nove sílabas poéticas. Decassílabo: verso com dez sílabas poéticas.
1 – a contagem das sílabas só é realizada até a última sílaba tônica da última palavra do verso. 2 – Se uma sílaba poética terminar em vogal átona e a sílaba seguinte iniciar-se em vogal ou H (que não possua som) ou vice-versa, essas sílabas podem se juntar em uma única.