É nesta camada que o esôfago apresenta glândulas que secretam muco.
O esôfago, órgão muscular semelhante a um tubo, comunica a faringe com o estômago e transporta alimento e líquidos de um órgão ao outro. Seu trajeto, que vai da região cervical até penetrar a cavidade abdominal, é dividido em três terços: superior, médio e inferior.
O esôfago é um órgão do aparelho digestivo que fica localizado entre a faringe e o estômago e que se estende por 25 centímetros. Trata-se de um tubo muscular essencial para o processo de digestão, responsável por conduzir o alimento da boca até o estômago.
O principal sintoma de câncer de esôfago é a dificuldade para engolir. Na fase inicial, essa dificuldade acontece com os alimentos sólidos. Em seguida, com os pastosos e, finalmente, com os líquidos. Por isso, grande parte das pessoas com a doença perde peso e apresenta anemia e desidratação.
A causa da maioria dos casos de câncer de esôfago é desconhecida. No entanto, determinados fatores de risco aumentam a chance de desenvolver câncer de esôfago. Alguns fatores de risco, como tabagismo e alcoolismo podem causar câncer de esôfago por danificarem o DNA das células que revestem o interior do órgão.