A chuva frontal, também conhecida como chuva ciclônica, é a precipitação originada a partir do encontro entre duas massas de ar: uma fria e seca e outra quente e úmida. Quando a massa de ar fria avança por uma massa de ar quente, há o que chamamos de frente fria ou chuva de frente fria.
Chuvas convectivas também chamadas de chuvas de verão ou chuvas de convecção ocorrem em razão da diferença de temperatura, umidade e pressão que ocorre no ciclo convectivo atmosférico. ... O ar, quando aquecido e cheio de umidade, é menos denso e por isso, tem a tendência de subir para as áreas mais elevadas da atmosfera.
Dias muito quentes provocam as famosas 'chuvas de verão'. A água da chuva acumulase durante a precipitação, mas depois de algum tempo após a estiagem não vemos mais a água líquida e, gradativamente, ela parece 'sumir' diante dos nossos olhos.
A umidade do ar diz respeito à quantidade de vapor de água presente na atmosfera - o que caracteriza se o ar é seco ou úmido - e varia de um dia para o outro. A alta quantidade de vapor de água na atmosfera favorece a ocorrência de chuvas. Já com a umidade do ar baixa, é difícil chover.
A água da chuva ao cair diretamente no solo causa uma desagregação de periarticular, o que acarreta a longo prazo uma temida erosão do solo que por sua vez e uma das causa de prejuízo a agricultura, pois causa um carreamento de solo e matéria orgânica que e considerada uma da frações do solo essenciais para a ...
Quando a água evapora, ela sobe ao céu e forma nuvens. Quando uma frente fria chega e passa por ela, ela condensa e passa a virar líquido, e como ele é pesado ele cai para o chão novamente. E neve e granizo acontecem quando essa massa de ar gelado é gelada o suficiente para condensar e congelar a água.
Benefícios do aproveitamento da água da chuva
Resposta. Resposta: Quando a água cai do céu, chama-se PRECIPITAÇÃO, que é como ela volta para a superfície da Terra dentro do ciclo da água.
FORMAÇÃO DE NUVENS As nuvens são causadas pelo arrefecimento do ar até a condensação da água, devido à subida e expansão do ar. É o que sucede quando uma parcela de ar sobe para níveis onde a pressão atmosférica é cada vez menor e o volume de ar se expande.
Um pirocúmulo pode ajudar ou atrapalhar um incêndio. ... No entanto, se o fogo é grande o suficiente, então a nuvem pode continuar a crescer e tornar-se um tipo de nuvem cumulonimbus conhecido como um pirocumulonimbus nuvem, que pode produzir raios e começar outro incêndio.
Nuvem (do latim nubes) é um conjunto visível de partículas diminutas de gelo ou água em seu estado líquido ou ainda de ambos ao mesmo tempo (mistas), que se encontram em suspensão na atmosfera, após terem se condensado ou liquefeito em virtude de fenómenos atmosféricos.
Nuvens são classificadas com base em dois critérios: aparência e altitude. Com base na aparência, distinguem-se três tipos: cirrus, cumulus e stratus. Cirrus são nuvens fibrosas, altas, brancas e finas. Stratus são camadas que cobrem grande parte ou todo o céu.
A matéria pode ser encontrada em três estados: sólido, líquido e gasoso. O que determina o estado em que a matéria se encontra é a proximidade das partículas que a constitui.
Os estados físicos da matéria são determinados pelo distanciamento entre as moléculas, conexões moleculares e energia cinética que movimenta as partículas de uma amostra....São eles:
Estados físicos da matéria
Estado líquido: forças de coesão menos intensas entre as suas partículas, mas ainda apreciáveis; forma variável (na presença de forças externas) e volume bem definido. Estado gasoso: forças de coesão extremamente fracas entre as suas partículas; não apresenta forma nem volume definidos.
No estado sólido, as partículas se encontram aglomeradas, condensadas, fortemente unidas, dando a forma ao objeto ou ao corpo. Como exemplo de estado sólido temos a cadeira, a mesa, o lápis, o ferro, um toco de madeira, dentre vários outros. O gelo é a água em estado sólido.
O estado sólido é um estado da matéria, cujas características são ter volume e forma definidos (isto é, a matéria resiste à deformação). Dentro de um sólido, os átomos ou as moléculas estão relativamente próximos, ou "rígidos". Mas isto não evita que o sólido se deforme ou comprima.
A vaporização corresponde à mudança de estado físico do líquido para o gasoso, e a condensação é o processo inverso, ou seja, do gasoso para o líquido.
Condensação: passagem da fase gasosa para a líquida. Exemplo: o vapor da água se transformando em gotículas de água quando sua temperatura fica abaixo de 100 ºC. Sublimação: passagem que se dá de forma direta, da fase sólida para a gasosa ou da fase gasosa para a sólida; como acontece com a naftalina, por exemplo.
A ebulição é um caso particular de vaporização. É a passagem do estado líquido para o gasoso, com formação de bolhas, agitação em toda a extensão e aumento de temperatura. Esse processo acontece de maneira rápida, pois a substância recebe uma alta quantidade de calor. ... Logo, o ponto de ebulição será menor também.
A água em seu estado líquido não possui forma própria, ela assume o formato do recipiente na qual estiver contida. Já no seu estado sólido, tem forma regular e pode ser encontrada na forma de gelo, icebergs, neve e granizo. No estado gasoso, a água também não tem forma própria.
Líquido: a água no estado líquido é encontrada nos rios, lagos, mares, oceanos e nos lençóis subterrâneos. Essa é a principal forma como a água é encontrada no planeta. A água no estado líquido apresenta moléculas mais afastadas do que no estado sólido, e ela adquire a forma do recipiente em que está contida.
A solidificação é a mudança de estado físico sofrida por um líquido que passa para o estado sólido. Pode ser considerada o inverso da fusão (derretimento, passagem do sólido para o líquido).
0 °C