Poluição do ar é a introdução de qualquer substância que, devido à sua concentração, possa se tornar nociva à saúde e ao meio ambiente. Conhecida também como poluição atmosférica, refere-se à contaminação do ar por gases, líquidos e partículas sólidas em suspensão, material biológico e até mesmo energia.
Substâncias poluentes mais agressivas ao ser humano
A poluição do ar é provocada principalmente pelos motores dos veículos, indústrias como as siderúrgicas, refinarias, fábricas de cimento e papel; queimadas e incineração do lixo doméstico. Os veículos como automóveis, ônibus, motos, caminhões etc.
Os poluentes primários são aqueles emitidos diretamente por uma fonte de poluição, como um carro. ... Dentre os principais poluentes do ar, podemos citar a fumaça, partículas inaláveis, dióxido de enxofre, ozônio, dióxido de nitrogênio e monóxido de carbono. Essas substâncias podem causar sérios danos à saúde de homem.
Os especialistas em saúde ambiental Douglas Brugge e Kevin James Lane alertam para um possível novo vilão da saúde humana: as partículas finas de poluição. Com menos de 2,5 milionésimos de metro, o material particulado fino é conhecido como PM2. 5 e foi o quinto motivo de mortes no mundo em 2015.
as principais substâncias que podem afetar os clima são os gases que geram o efeito estufa são estes o dióxido de carbono e o gás metano. ... Esses gases são produtos principalmente da indústria, do uso de veículos, da agropecuária e do desmatamento.
Poluentes Primários - são aqueles que são emitidos directamente pelas fontes para a atmosfera (p.e.. os gases que provêm do tubo de escape de um veículo automóvel ou de uma chaminé de uma fábrica). Poluentes Secundários- são os que resultam de reacções químicas que ocorrem na atmosfera e entre poluentes primários.
Poluentes primários são os contaminantes diretamente emitidos pelas fontes para o ambiente, como no caso dos gases dos automóveis (monóxido de carbono, fuligem, óxidos de nitrogênio, óxidos de enxofre, hidrocarbonetos, aldeídos e outros).
Um desses elementos é sempre o oxigênio (O). ... O dióxido de carbono, mais conhecido como gás carbônico (CO2), é um óxido poluente presente em nossa atmosfera. Ele tem aumentado gradativamente devido ao uso intenso de combustíveis que são derivados do petróleo, do gás natural, etc.
O material particulado é classificado por seu tamanho considerando o diâmetro aerodinâmico médio das partículas. As partículas inaláveis grossas (MP2,5-10) são as que possuem o diâmetro aerodinâmico médio no intervalo de 2,5 a 10 μm e as partículas finas ou respiráveis (MP2,5) são as inferiores a 2,5 μm.
Dentre os principais poluentes do ar, podemos citar a fumaça, partículas inaláveis, dióxido de enxofre, ozônio, dióxido de nitrogênio e monóxido de carbono. Essas substâncias podem causar sérios danos à saúde de homem.
Os poluentes atmosféricos podem ser classificados quanto à sua origem (primários e secundários), composição (orgânicos e inorgânicos) e estado físico (material particulado, gases e vapores). ... Dioxinas e furanos são considerados poluentes orgânicos persistentes (POPs), compostos por carbono, hidrogênio, oxigênio e cloro.
A poluição do ar é provocada principalmente pelos motores dos veículos, indústrias como as siderúrgicas, refinarias, fábricas de cimento e papel; queimadas e incineração do lixo doméstico. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Os veículos como automóveis, ônibus, motos, caminhões etc.
Resposta. Ao jogar lixos químicos nos lagos,rios e praias. Também quando empresas de grande porte como de produtos químicos também auxiliam na poluição do ar. O ar se polui por causa desses elementos por causa das fumaças que esses elementos causam.
Contaminação é um caso particular de poluição. Assim, um ambiente contaminado é um ambiente poluído, mas a recíproca não é necessariamente verdadeira. A contaminação refere-se à introdução no meio ambiente de qualquer produto ou organismo em concentrações nocivas à vida animal e vegetal.
Agropecuária. Por mais que surpreenda, o maior causador da poluição em nosso país não são os carros ou as indústrias, mas o setor agropecuário.