Rega: 1x ou 2x por semana. O solo mais rico em nutrientes é o ideal para essa planta. Por isso, ofereça a ela a terra vegetal. Essa dracena também gosta da umidade do ar e vai adorar algumas borrifadas de água durante os dias mais secos.
Para plantar a dracena em vasos, proteger as paredes e fundos do vaso com pixe e deixar secar bem vários dias. Colocar brita e areia úmida no fundo para a drenagem das águas. Pode substituir por geomanta., que é mais leve. Use recipientes de boa profundidade, pois a dracena tem raiz longa.
Existem três principais variedades de dracena:
Uma planta que vai bem em ambientes internos e ainda melhora a qualidade do ar? Esse milagre da natureza existe e chama-se dracena (Dracaena fragrans). Também conhecida como pau d'água, a espécie tem outra qualidade que vai conquistar de vez os corações dos jardineiros de primeira viagem: é muito fácil de cuidar.
como lhe falei anteriormente, eu nunca havia ouvido nada contra as raízes da dracena (ao contrário do que se ouve quando falamos em fícus e chefleras). ... Pesquisando mais a fundo, descobri que as dracenas são plantas de crescimento lento e que suas raízes tendem a contornar os obstáculos, e não derrubá-los.
Cuidados com a Dracena Vermelha – Cordyline terminalis As regas devem ser regulares, mantendo o solo úmido, mas não encharcado. Folhas com as pontas secas são um sinal de que a umidade está muito baixa, aumente a frequência das regas e se possível, pulverize as folhas com água.
Devem ser cultivadas sob sol pleno ou meia sombra, em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Esta espécie tolera o frio e a salinidade de regiões litorâneas. As variedades coloridas ficam mais bonitas e com cores mais vivas se cultivadas sob sol pleno.
Se você quiser que a dracaena fique pequena e arredondada, use a tesoura de poda para cortar só a parte de cima o tronco. Faça o corte com base na altura que você quer que ela tenha, mas mantenha entre ¼ a ¾ do comprimento total. Isso encoraja o crescimento de novos galhos no topo novo do tronco.
Cuidados com a Dracena Confeti – Dracaena godseffiana O solo deve ser fértil, rico em matéria orgânica e drenado. As regas devem ser regulares, mantendo o solo levemente úmido. Evitar deixar pratinho embaixo do vaso, a água parada pode causar podridão da raiz.
A poda, importante para o desenvolvimento da planta dracena tricolor, deve ser realizada quando as folhas inferiores estiverem secas. Por não crescer muito, você não precisa se preocupar em podar mais do que isso. Destaca-se muito quando plantada de forma isolada ou em grupos.
Cuidados com a Dracena baby – Cordyline terminalis Prefere o solo fértil, rico em matéria orgânica e bem drenado. As regas devem ser regulares, mantendo o solo levemente úmido. Não tolera o encharcamento. Se o tempo estiver seco, pulverize as folhas com água.
ÁGUA: Aprecia solo úmido, mas não encharcado, no caso de ausência de chuvas ou cultivada em locais protegidos regar 2 vezes por semana. CLIMA: Aprecia clima quente e úmido, tolera amenos e não gosta de frio intenso. PODA: Pode ser realizada na primavera até início do verão.
Escolher um caule do meio ou do fundo da touceira, evitando deixar o visual feio. Limpar de folhas a base para poder enterrar. Colocar em areia úmida. Quando notar que começa a se desenvolver, plantar com substrato semelhante ao que recomendo para vasos ou no canteiro.
Clube da Jardinagem
pH elevado – O solo mais alcalino por causa do índice de pH desregulado para cima é outra causa para a queimadura nas pontas das folhas e as deixa com aspecto retorcido. ... O pH desregulado impede que a planta absorva os elementos necessários para seu correto desenvolvimento.
O amarelamento surge quando há pouca clorofila nas folhas e, por isso, a planta não consegue transformar alimento em energia. Essa deficiência pode ser causada por uma série de motivos, descubra a seguir as 5 possíveis causas para essa alteração.
As pontas das folhas parecem queimadas. ... Esse tipo de palmeira corre o risco de ficar com as pontas das folhas secas, com aparência de queimadas. Isso pode ocorrer quando a planta fica em um local muito seco. Para evitar o problema, a dica é borrifar as folhas com água pelo menos uma vez por semana.
Saiba como recuperar uma planta seca
Quando a planta subitamente perde as folhas e fica seca, somente com os ramos desnudos, nem sempre é sinal de que ela esteja morta. Pode ter sofrido algum impacto nas raízes durante o transporte ou mudança drástica de temperatura, principalmente dentro de um carro que fique no sol.