A metáfora “Acrobata da Dor” simboliza o coração. Apesar de ser sugerida no título do poema e revelada somente em seu último verso, é possível perceber que durante todo o poema, o poeta vai dando “pistas” ao leitor, sugestões que se encaminham para o “coração” e o concretizam nesta metáfora de "Acrobata da Dor".
"Missal" e "Broquéis" são consideradas as obras que inauguram no Brasil o Simbolismo, movimento literário do século 19 que defende a presença da emoção e da subjetividade humana na arte. Por isso dizemos que Cruz e Sousa foi um poeta social. ...
Em 1893 lançou um de seus principais livros, a obra de poemas em prosa Missal, e Broqueis, livro de poemas.
O poema está centrado na sexualidade dessa mulher e caracteriza o amor por ela sentido como “trágico e triste”, visão preconceituosa do século XIX.
João da Cruz e Sousa (Nossa Senhora do Desterro, 24 de novembro de 1861 — Curral Novo, 19 de março de 1898) foi um poeta brasileiro. Com a alcunha de Dante Negro ou Cisne Negro, foi um dos precursores do simbolismo no Brasil.
19 de março de 1898
Florianópolis, Santa Catarina, Brasil
24 de novembro de 1861
A entrada é gratuita e haverá performance e leitura de poemas de Cruz e Sousa (1861 – 1898), ícone da literatura catarinense e precursor da poesia simbolista no Brasil.
O Catharinense foi um periódico editado na cidade brasileira de Florianópolis, denominada então Desterro. Seu primeiro exemplar foi publicado em 28 de julho de 1831, sendo portanto o primeiro jornal publicado em Santa Catarina. Seu fundador foi Jerônimo Coelho, o Patrono da Imprensa Catarinense.
A literatura catarinense (ou seja, a literatura originária do estado de Santa Catarina), tem como principal característica o uso de temas relacionados à imigração.
As principais características do Simbolismo são elementos místicos e transcendentais, subjetividade, musicalidade e presença de figuras de linguagem como a sinestesia. Essas características do Simbolismo se referem a linguagem e ao estilo de escrita feitas pelos escritores simbolistas.
Sendo um signo, "símbolo" é sempre algo que representa outra coisa (para alguém). ... Embora existam símbolos que sejam reconhecidos internacionalmente, outros só são compreendidos dentro de um determinado grupo ou contexto (religioso, cultural, etc.), pode ser também um objeto que substitui, representa, ou sugere algo.