Para ele, se o comprador pagar uma prestação maior no início, será mais vantajoso. "O sistema SAC (Sistema de Amortização Constante) é preferível à tabela Price porque representa uma economia de cerca de 10%, em média. A vantagem da tabela Price é que a parcela inicial é, normalmente, bem menor.
Já na Tabela Price (TP), também conhecida como Sistema Francês, o que se mantém constante é o valor da prestação e, consequentemente a amortização do valor principal da dívida será crescente mês a mês.
Vamos analisar a forma de financiamento utilizando a Tabela Price, que envolve prestações fixas e juros decrescentes a cada período. Vamos construir a tabela de financiamentos de um parcelamento envolvendo a quantia de R$ divididos em 12 parcelas a juros mensais de 1,5%.
Veja que os juros são calculados de acordo com o saldo devedor, na parcela de número 1 temos: 20.
Como o valor da parcela para esse financiamento é fixo basta colocar na célula abaixo a fórmula =D3 e em seguida arrastar a fórmula para as outras células. O próximo passo é calcular quanto será pago de juros. Essa conta é bem simples basta multiplicar o saldo devedor da parcela anterior pelos juros.
Como calcular prestação pelo Excel?
Você só precisa multiplicar o valor da dívida atual (saldo devedor) pelos juros. No nosso exemplo a dívida é de 300.
Richard Price
O sistema de amortização constante (SAC) é uma forma de amortização de um empréstimo por prestações que incluem os juros, amortizando assim partes iguais do valor total do empréstimo.
O método Price consiste em calcular prestações fixas, sendo que o saldo devedor é amortizado aos poucos, até a quitação do débito. ... Os juros estão embutidos nas prestações.
Os principais sistemas de amortização são: Sistema de Pagamento único: Um único pagamento no final. Sistema de Pagamentos variáveis: Vários pagamentos diferenciados. Sistema Americano: Pagamento no final com juros calculados período a período.