Tensão de Passo: é a tensão elétrica entre os dois pés no instante da operação ou defeito tipo curto circuito monofásico à terra no equipamento. ... Se a pessoa estiver com os dois pés na mesma superfície de potencial, a tensão de passo será nula, não havendo choque elétrico.
A medição das tensões de passo deve ser feita entre dois eletrodos auxiliares de potencial cravados no solo e afastados de 1 metro (ver Figura 2) ou eletrodos conforme a Figura 4 (utilização de placas). Figura 1 – Medição do potencial de toque utilizando eletrodo cravado no solo.
Tensão de Segurança: é a extra baixa tensão, que se origina de uma fonte de segurança. Extra-Baixa Tensão (EBT): tensão inferior a 50 Volts (em corrente alternada) ou inferior a 120 Volts (em corrente contínua).
Choque Dinâmico: É o choque comum, ou seja, aquele em que a pessoa entra em contato com a fonte energizada e fica sob exposição ao choque enquanto a rede estiver fornecendo energia ou a pessoa cessar contato.
Resposta. 1 - Choque estático: gerado pelo efeito capacitivo (acumulação e retenção de energia elétrica). ... Choque dinâmico: essa corrente poderá ser ocasionada de duas diferentes maneiras; Queda de um condutor no solo ou descarga atmosférica.
1ª) Choque Estático: Provocado pela eletricidade estática que permanece em certas superfícies, decorrentes de atritos ou efeitos capacitivos. É perceptível quando, por exemplo, tocamos a lataria de um automóvel que acabou de ser desligado e sentimos um "golpe" de formigamento ocasionado pelo choque.
Terminar a lavagem com água fria: passar água fria pelo cabelo ajuda a fechar as cutículas, o que torna os fios mais lisos e macios, evitando que levantem facilmente. Ao limpar, nunca esfregar o cabelo: qualquer fricção nos fios vai favorecer a eletricidade estática.
Isso acontece devido à eletricidade estática, a mesma que faz seu cabelo ficar meio arrepiado de vez em quando. A gente não percebe, mas o corpo humano é um bom condutor de eletricidade, ou seja, permite que cargas elétricas (os elétrons) se movimentem livremente, possibilitando a passagem de corrente elétrica.
Quando uma pessoa sofre um choque elétrico as consequências podem ser: queimaduras, Contrações Musculares e do Sistema Nervoso e, dependendo da intensidade do choque, poderão ser afetados órgãos vitais como Coração e Pulmão, que podem levar a pessoa à morte.
A passagem da corrente elétrica por um condutor pode provocar diferentes efeitos, que variam de acordo com a natureza do condutor e a intensidade da corrente elétrica que o percorre. Os principais efeitos são: efeito térmico, efeito químico, efeito magnético e efeito fisiológico.
Os efeitos da corrente elétrica no corpo humano dependem da sua intensidade. Entre as consequências do choque elétrico, podemos citar formigamentos e até a morte. Com correntes superiores a 10 mA, os músculos contraem-se, o que dificulta, por exemplo, o pulo (salto). ...
Resposta. assistir televisão,ligar a luz, ligar o ventilador,encher pneus,ligar arcondicionado e etc. bons estudos.