Verbos transitivos são verbos que precisam de complementos verbais para completar o seu sentido. Têm um significado incompleto. Verbos intransitivos são verbos que não precisam de complementos verbais para completar o seu sentido.
Os Verbos Transitivos Diretos e Indiretos são aqueles que necessitam de dois complementos: um sem preposição (objeto direto) e um com preposição (objeto indireto). Exemplos: Apresentou as condolências aos familiares. Emprestei a coleção à minha colega.
Verbos transitivos são verbos que, tendo sentido incompleto, necessitam de um complemento verbal para completar o seu sentido, ou seja, necessitam de um objeto direto e/ou objeto indireto.
A transitividade verbal indica a relação entre os verbos transitivos e os seus complementos. Isso porque, sozinho, o verbo transitivo não tem sentido completo, o que significa que ele tem que transitar para um elemento que o complete. Exemplos: Entregaram a encomenda.
Assim, em relação à transitividade verbal, os verbos podem ser: transitivos diretos (V.T.D.), transitivos indiretos (V.T.I.), transitivos diretos e indiretos (V.T.D.I.) ou intransitivos (V.I.). Veja como identificar essa transitividade nas orações: Verbo transitivo direto.
Um verbo transitivo é um verbo que necessita de complementos para completar o seu sentido, visto sozinho apresentar um significado incompleto. ... Os complementos verbais são o objeto direto e o objeto indireto. Um verbo que tem um objeto direto como complemento é chamado de transitivo direto.
Os Verbos Transitivos Indiretos (VTI) são aqueles que precisam de uma preposição para mediar o verbo com seu complemento, ou seja, a regência verbal pede um complemento que seja um objeto indireto.
A palavra ou oração que serve para determinar uma expressão chama-se determinante ou complemento: ... O determinante, palavra ou expressão que representa a pessoa, coisa ou animal sobre que recai a acção do verbo transitivo chama-se complemento directo: Pedro cumprimentou João. O cavalo puxa a carroça.
1. Confiar temporariamente algo, sob condição de ser devolvido (ex.: já li o livro que você me emprestou). 2.
Enquanto transitivo directo com predicativo do complemento directo, o verbo achar pode, como o ver, ocorrer com o complemento directo repetido por meio de um complemento introduzido pela preposição a: Acho-te a ti capaz de fazer o trabalho, mas a ele não.
Emprestar a é a regência mais aceita pelos estudiosos da língua, estando de acordo com a ideia de que emprestar se refere ao ato de ceder algo temporariamente a outra pessoa, havendo um retorno implícito. Emprestar de é mais usado em contextos populares, transmitindo a ideia de tomar emprestado.
1. Confiar temporariamente algo, sob condição de ser devolvido (ex.: já li o livro que você me emprestou). 2. [Figurado] Dar; conceder; conferir (ex.: o sol emprestava uma cor avermelhada ao horizonte).
Significado de emprestar Ceder alguma coisa a alguém, por algum tempo, sem pedir nada em troca: emprestar um livro; emprestar o carro ao filho; prefiro não emprestar. Ceder ou confiar a alguém certa quantia de dinheiro, mediante pagamento de juro: agiota emprestava dinheiro aos fiéis com juros muito altos.
Emprestei vem do verbo emprestar. O mesmo que: cedi, concedi, dei, comuniquei, transmiti, conferi.
Emprestasse vem do verbo emprestar. O mesmo que: cedesse, concedesse, desse, comunicasse, transmitisse, conferisse.