A energia solar e a energia eólica são fontes de energia renováveis, limpas e sustentáveis. A energia solar fotovoltaica utiliza o sol para produzir energia elétrica enquanto a energia eólica produz energia com a força do vento movimentando grandes turbinas.
A energia eólica é aquela energia produzida por meio de grandes cataventos com a ação do vento. Existem várias usinas eólicas no Brasil, principalmente em grandes campos. ... A grande vantagem da energia eólica é que ela é renovável, ou seja, não gasta recursos naturais para gerar energia.
Resposta. Bem, considerando que toda energia gerada tem uma parte perdida em forma de calor (efeito joule) e que na hidrelétrica, há uma forte perda de energia devido a esse efeito.
O princípio básico de funcionamento das turbinas eólicas é através da transformação da energia cinética dos ventos em energia elétrica nos terminais do gerador. O vento movimenta as pás e faz girar o rotor, que transmite a rotação ao gerador, que, por sua vez, converte essa energia mecânica em energia elétrica.
Para gerar energia elétrica, a força do vento é captada por hélices ligadas a uma turbina que aciona um gerador elétrico, os chamados aerogeradores. ... Esses moinhos agrupam-se em “parques” eólicos, que são necessários para que a produção da energia se torne rentável.
A Energia Eólica é utilizada desde a Antiguidade, para impulsionar embarcações à vela, moagem de cereais ou para elevação de água. A Energia Eólica pode ser transformada em energia mecânica, através de aeromotores ou em energia eléctricas através de aerogeradores.
Energia mecânica A energia eólica tem sido aproveitada desde a antiguidade para mover os barcos impulsionados por velas ou para fazer funcionar a engrenagem de moinhos, ao mover as suas pás. Nos moinhos de vento a energia eólica era transformada em energia mecânica, utilizada na moagem de grãos ou para bombear água.
Classificados como horizontais ou verticais (ascendentes ou descendentes), os ventos se formam pelas diferenças de pressão e temperatura entre as camadas do ar. ... Os ventos verticais também se formam quando a camada de ar quente próxima ao solo sobe (por ser mais leve), substituída por outra fria, que desce.
Importância dos ventos O movimento do ar é fundamental para o desenvolvimento da vida na Terra. Em geral, os ventos têm a função de levar ar frio para o Equador e ar quente para os polos, um equilíbrio essencial para as temperaturas não ficarem tão extremas nas áreas citadas.
São deslocamentos de ar das zonas de alta pressão para zonas de baixa pressão. Os ventos desempenham um papel muito importante na vida dos seres vivos, pois são eles que levam para longe o ar viciado que nós respiramos e trazem até nós o ar puro, com bastante oxigênio, tão importante para o nosso organismo.
A água é o mais crítico e importante elemento para a vida humana. Compõe de 60 a 70% do nosso peso corporal, regula a nossa temperatura interna e é essencial para todas as funções orgânicas. Em média, nosso rganismo precisa de 4 litros de água por dia. A água também é usada para preparar mamadeiras, comidas e sucos.
Consumo Doméstico – A água é usada em inúmeras atividades cotidianas e na higiene pessoal. Ela serve para tomar banho, lavar louças e roupas, fazer comida e para matar a sede. Indústria – As fábricas utilizam água em processo de limpeza e resfriamento de máquinas.
a água é indispensável para o ser humano, pois ela controla a nossa temperatura corporal, ajuda na atividade enzimática, e celular do organismo, alem de diversos fatores. Nas plantas ela também é muito importante na produção de glicose que é ensencial para a planta.
A água tem papel fundamental não só para matar a sede, mas principalmente, para produzir alimentos e outros confortos da humanidade, tal qual a energia elétrica. A falta de água atinge todos os setores da economia e é capaz de gerar impactos significativos no PIB de um país.
No Brasil, a água é utilizada principalmente para irrigação, abastecimento, fins industriais, geração de energia, mineração, aquicultura, navegação, turismo e lazer. Cada uso tem particularidades ligadas à quantidade ou à qualidade da água, e altera as condições naturais das águas superficiais e subterrâneas.
Elucide sobre a utilização da água nas atividades comuns (ingestão, higiene pessoal, limpeza de ambientes e objetos, entre outras utilidades) e nas atividades indústrias e agrícolas. Essa abordagem irá promover a concepção sobre a importância da água em todas as tarefas que realizamos.