A Sociedade Estamental ou de Estados representa a estrutura social típica do sistema feudal medieval, dividida nos estamentos (grupos sociais), onde quase não existe mobilidade social, ou seja, a posição do indivíduo na sociedade dependerá de sua origem familiar, por exemplo: nasceu servo, morrerá servo.
O estamento constitui uma forma de estratificação social com camadas mais fechadas do que as classes sociais, e mais abertas do que as castas, ou seja, possui maior mobilidade social que no sistema de castas, e menor mobilidade social do que no sistema de classes sociais.
A sociedade estamental era o tipo de estrutura social existente antes da Sociedade Industrial; era dividida em estamentos (grupos sociais) e não permitia a ascensão social.
A sociedade estamental na Idade Média da Europa funcionava da seguinte maneira: todas as pessoas faziam parte de uma das quatro categorias sociais – rei, clero, nobreza ou servos. ... Em alguns casos, como na Europa Central, alguns reis se tornaram senhores feudais.
A distribuição desigual de recursos, sejam eles riqueza, status, prestígio social ou poder, definem uma sociedade estratificada. O status social de uma pessoa pode, portanto, ser definido por diferentes fatores, que vão desde o gênero até a riqueza possuída.
A sociedade estamentalO grande exemplo de sociedade estratificada em estamentos foi o modo de produção feudal, vigente na Idade Média. Para o sociólogo alemão Max Weber, o conceito de estamento está ligado a certos valores, como honra e prestígio social, que por sua vez expressam determinados estilos de vida.
Divisão da sociedade feudal. A sociedade do feudalismo era dividida em três classes sociais: o clero, tendo como principal membro a igreja católica; a nobreza, composta pelos senhores feudais; e os servos, preenchida pela classe mais baixa e os camponeses.
A Idade Média é dividida pelos historiadores em duas grandes fases, que são: Alta Idade Média: século V ao século X; Baixa Idade Média: século XI ao século XV.
Existe um divisão da era pré-histórica que classifica os períodos em: Paleolítico ou Período da Pedra Lascada, Neolítico ou Período da Pedra Polida e Idade dos Metais. O período Paleolítico ou Idade da Pedra Lascada foi o período em que os primeiros hominídeos apareceram na terra.
paleolítico é a idade da pedra lascada, e neolítico é a idade da pedra polida. no período paleolítico os homens ainda viviam nas cavernas e usavam ossos para caçar, pescar... também existiam as pinturas rupestres como forma de se comunicar.
O período paleolítico (idade da pedra lascada, há pelo menos 2,5 milhões de anos), é marcado pelo uso de ferramentas rústicas e por uma vida nômade, enquanto o período neolítico (idade da pedra polida, há cerca de 10 mil anos), tem como características o uso de ferramentas melhoradas e mais complexas, com um estilo de ...
7) Paleolítico: todos trabalhavam para obter alimentos, participando da caça e coleta. Neolítico: houve a divisão de trabalho entre homens e mulheres, com os homens passando a se dedicar mais à segurança, ao pastoreio, e à pesca, enquanto as mulheres cuidavam da agricultura e da educação das crianças.
Basicamente, não havia hierarquia social, somente um grupo de pessoas que permaneceram juntas. No neolítico a sociedade começará a distinguir seus membros com base na riqueza que eles possuem e no trabalho que fazem. ... Desta forma, a importância de cada grupo na sociedade é representada em forma de pirâmide.
Resposta. Resposta:A arquitetura pré-histórica tem maior importância no período Neolítico, altura da construção do grande círculo de pedra Stonehenge, no sul da Inglaterra, o mais bem preservado dentre vários monumentos megalíticos ou "de grandes pedras".