os surdos não partilham da cultura ouvinte, pelo fato de não escutarem, por isso vivem isolados e incomunicáveis. a experiência visual do surdo é um artefato cultural e está presente na vida de todos os surdos, exceto nos surdos oralizados.
O que faz parte da cultura surda, portanto, trata-se de algumas generalizações. Geralmente são considerados como elementos componentes da cultura surda: uso da Libras; sensibilidade visual e às vibrações; visão aguçada; e uso de tecnologias como campainha de luz.
A experiência visual como artefato surdo é entendida como a forma de os “sujeitos surdos perceberem o mundo de maneira diferente, a qual provoca reflexões de suas subjetividades” (STROBEL, 2008, p. ... 218), “experiência visual significa usar a visão [...] como meio de comunicação.
O bilinguismo para a educação de surdos surgiu na década de 1980 esta perspectiva defende o aprendizado da língua sinais seguida da língua de seu país, características classificadas como língua materna a Libras (L1) e a Língua Portuguesa (L2), sendo assim o bilinguismo tem como prioridade o ensino da Libras o mais ...
A comunicação, por exemplo, é um dos grandes desafios enfrentados pelas pessoas com deficiência auditiva. Dessa dificuldade surgem os problemas de evasão escolar e baixo acesso ao Ensino Superior e ao mercado de trabalho.