A neoplasia intraepitelial vaginal (NIVA) é uma condição em que algumas células se parecem anormais. Essas alterações celulares não são malignas, mas podem se tornar câncer ao longo do tempo.
A neoplasia intraepitelial cervical grau 1 - NIC1 é uma lesão de baixo grau no colo do útero, estando em 99% dos casos associada a HPV, a preocupação é a progressão para lesão de alto grau e para câncer de colo do útero, porém neste caso a taxa de melhora espontânea chega a 90%.
As Lesões Intraepiteliais ou NIC (Neoplasia Intraepitelial Cervical), antigamente conhecida como displasia do colo do útero, são uma condição em que há alterações nas células da superfície do colo.
“Na fase inicial o HPV não tem sintomas. Eles aparecem, na maioria das vezes, somente quando a pessoa já desenvolveu o câncer, o que leva mais de 10 anos”, explica.
Equipe Oncoguia A maioria das mulheres que têm HPV e um Papanicolaou normal apresenta uma probabilidade muito baixa de desenvolver células pré-cancerosas, que precisam ser tratadas no próximo ano por alguma alteração celular (em torno de 4%, ou 4 de 100 dessas mulheres podem precisar de tratamento).